Justiça

Serviço gratuito do Judiciário orienta cidadão

Divulgação/TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - Orientações sobre como ingressar com uma ação na justiça, tipos de processos, documentação necessária e os órgãos competentes para receber e julgar processos podem ser obtidas pelo Telejudiciário – serviço gratuito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), que atende pelo número 0800 707 1581.

O usuário pode também fazer consultas sobre o andamento de processos judiciais, órgãos e membros da Justiça estadual, concursos, plantão judiciário, julgamentos e outros assuntos de interesse do cidadão. A equipe formada por 16 atendentes, um supervisor e dois auxiliares atende, em média, três mil ligações por mês e mais de 40 mil ao ano, distribuídas num leque de 35 serviços diferenciados.

“O Telejudiciário é o canal de comunicação direta entre o cidadão e o Poder Judiciário. Auxilia a ouvidoria, destinando-se a informar e orientar os que procuram a Justiça estadual”, diz o presidente do TJ-MA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.

A central recebe ainda reclamações, denúncias e solicitações sobre a conduta de servidores, juízes e serventuários e ações do Poder Judiciário. Também recebe sugestões e críticas para melhoria das atividades jurisdicionais.

“Nestes casos, as demandas são encaminhadas à Ouvidoria e aos setores responsáveis que averiguam as questões apresentadas pelos usuários do serviço”, esclarece o chefe da divisão do Telejudiciário, Fábio José Chaves.

Para os servidores do tribunal, são oferecidos serviços de consulta de processos administrativos, acesso a formulários padrão de requerimento, registro de senha provisória para acesso ao Portal do Servidor e informações sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos, direitos e deveres e alterações no boletim financeiro.

Sistema

O serviço utiliza tecnologia moderna e é gerenciado pelo sistema Attende, que, além da celeridade no atendimento aos usuários, possibilita a instalação de pontos de atendimentos em locais estratégicos.

A ferramenta permite que as informações referentes a denúncias, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços forenses sejam encaminhadas automaticamente à ouvidoria do TJ-MA, por meio de sistema unificado, garantindo mais agilidade no gerenciamento do fluxo das demandas apresentadas, desde a abertura até a sua resolução ou arquivamento.

Além do 0800 707 1581, o Telejudicário pode ser acessado, a qualquer hora, pelo e-mail telejudiciario@tjma.jus.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.