Carnaval

Inscrições para Rei Momo ficam abertas até o dia 4

Inscrições gratuitas devem ser feitas pelos próprios candidatos no prédio da Func.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

As inscrições para o concurso que elegerá o Rei Momo, a rainha e as princesas do Carnaval 2013 ficam abertas até o dia 4 de janeiro. Os interessados devem procurar a Coordenação de Eventos Comunitários da Fundação Municipal de Cultura, munidos de cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e uma fotografia de corpo inteiro.

As inscrições gratuitas devem ser feitas pelos próprios candidatos na quarta e quinta-feira, no horário das 14h às 18h, e na sexta-feira, das 9h às 13 h.

O regulamento prevê que todos os candidatos devem ter disponibilidade para participar dos ensaios e para cumprir, caso eleitos, os compromissos carnavalescos estabelecidos pela Func. No caso da disputa para o trono de rainha ou princesa, as candidatas devem ser brasileira, ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 anos de idade, residir no município há no mínimo um ano e não ter sido eleita Rainha ou Princesa do Carnaval de São Luís nos últimos dois anos.

Já o candidato à Rei Momo tem que ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos de idade, pesar acima de cem quilos, residir no município por no mínimo quatro anos, não ser servidor público municipal, apresentar atestado de aptidão física declarando ótimas condições de saúde e não ter sido eleito Rei Momo do Carnaval de São Luís nos últimos dois anos.

A escolha dos representantes do Carnaval deverá acontecer no Baile da Corte, com data e local ainda a serem definidos. A Comissão Julgadora do concurso atribuirá notas de seis a dez para os candidatos a Rei Momo, avaliando os itens: simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; e, domínio na arte de sambar.

Para as candidatas a Rainha e Princesas serão analisados os itens: simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; beleza de rosto e harmonia de linhas físicas; e, domínio na arte de sambar.

Premiação

O Rei Momo e a Rainha eleitos receberão como prêmio a importância de cinco mil reais e mais o título, a coroa, a faixa, a fantasia e o cetro. Já a 1ª Princesa receberá como prêmio a importância de quatro mil reais e a 2ª Princesa o valor de três mil reais, além de título, faixa e as tiara de princesas.

O mandato da Corte Momesca iniciará com a coroação e terminando logo após os desfiles e premiações na Passarela do Samba. O regulamento completo do concurso está disponível no Blog da Func (http://www.funcsl.wordpress.com/). A Func fica localizada na Rua Isaac Martins, 144 – Centro.

Histórico

Rei Momo: o dono do Carnaval - A mitologia grega trata o Momo como o filho do sono e da noite. Ele é o deus da zombaria e da galhofa, do delírio e da irreverência. No Brasil, a figura do Rei Momo surgiu em 1933 incentivada por um cronista carioca que do jornal 'A Noite' quando apresentou um boneco de papelão a um grupo de carnavalescos e pediu sua indicação para comandar a folia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.