Exposições Artísticas

Sesc abre pauta para novas exposições

Edital para o processo seletivo será aberto na segunda-feira; inscrições vão até o dia 23 de novembro.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

A necessidade de se expressar é inerente a qualquer artista. E o olhar público é essencial para que a expressão cause discussões. Para canalizar essa relação, a Galeria de Arte do Serviço Social do Comércio (Sesc-MA) lançará, segunda-feira, 24, às 19h, o edital de Convocação para Processo de Seleção de Propostas para Exposições Artísticas. O espaço para exposições fica no Centro (próximo ao banco do Brasil da Praça Deodoro) e o lançamento do edital será no mesmo local. Os trabalhos selecionados vão compor a pauta da agenda de expositores em 2013. As inscrições estarão abertas após a divulgação das normas do processo de seleção e vão até o dia 23 de novembro. O intuito da iniciativa é valorizar e incentivar os artistas locais por meio de exposições coletivas ou individuais, assim como a realização de debates, cursos, palestras, oficinas e mediações culturais.

Para efetuar a inscrição de artistas ou curadores, é necessário o preenchimento de um formulário - disponível na Galeria de Arte e no site (www.sescma.com.br). A entrega de proposta para exposição em formato de portfólio, contendo os itens: cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência e currículo artístico. A proposta de exposição deve conter: título, apresentação e concepção; objetivos, justificativa, processo de criação e relação das obras especificando técnicas, dimensões e materiais a serem utilizados e outros dados importantes para melhor entendimento do trabalho. As imagens de todas as obras que compõem a proposta devem ser anexadas em CD ou DVD em formato JPG, coloridas, com qualidade mínima de 300dpi e devidamente identificadas com título, técnica, materiais, dimensão e ano.

Categorias - Sete portfólios serão selecionados e artistas estrangeiros, que residem no estado, também podem se inscrever. Esses candidatos estrangeiros deverão encaminhar também, além dos documentos necessários para a inscrição, cópia de Declaração de Legalidade, emitida pela Polícia Federal.

Pessoas que não têm experiência em exposições também podem participar do processo seletivo. "Qualquer pessoas que tenha produção artística pode participar da seleção. Nós temos uma curadoria que vai analisar as propostas para fazer a triagem dos trabalhos mais relevantes. A intenção do Sesc é abrir esse espaço para a classe artística", explicou Paula Barros, técnica de cultura responsável pela galeria, que, ao lado de mais três especialistas em artes visuais, vai decidir quais trabalhos serão selecionados.

Paula Barros adiantou que algumas novidades, em relação ao edital deste ano, serão apresentadas na cerimônia de lançamento pauta da agenda 2013. "Nós estamos com algumas modificações, que eu prefiro guardar para divulgar somente segunda-feira [dia 24]. Mas eu tenho certeza de que a classe artística vai gostar. A cada ano que passa a nossa intenção é valorizar ainda mais os trabalhos expostos na Galeria Sesc", disse.

O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de dezembro deste ano no site www.sescma.com.br e nos murais de aviso nas unidades, mas pode ser consultado pelo telefone (98) 3216-3830.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.