Cinema

Maranhão na Tela oferece cursos gratuitos na área de cinema

As capacitações serão realizadas de forma alternada nas sextas, sábados e domingos.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - Gestão da Produção Cultural, Adaptação Literária e Preparação de Projetos Audiovisuais são os cursos oferecidos na 1ª Mostra Cultura Ativa. Evento produzido pelo Sebrae durante os fins de semana do mês de setembro, no Ceprama (Rua São Pantaleão, Centro).

A oferta de cursos faz parte da programação audiovisual que inicia na próxima sexta-feira (14) e será apresentada pelo Maranhão na Tela, projeto que tem o objetivo de incentivar a produção audiovisual em São Luís.

As capacitações serão realizadas de forma alternada nas sextas, sábados e domingos deste mês, e serão oferecidas 92 vagas para cada uma das capacitações. As inscrições ocorrerão no mesmo dia do início dos cursos, a partir das 8h.

Confira a agenda dos cursos:

Dias 14, 15 e 16 - GESTÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL, COM MARIANA SOBREIRA

Horário - das 9h as 12h– Auditório do Ceprama

EMENTA: Como viabilizar e gerir um projeto utilizando leis de incentivo? Parta tratar da questão o curso pretende dar um panorama das principais políticas de incentivo cultural, destacando a importância de uma boa gestão financeira durante o processo de produção viabilizada por recurso incentivado. A prestação de contas de projetos culturais incentivados também será discutida, destacando o quão fundamental é a capacitação do gestor de projetos para utilizar dinheiro público. Vamos dar atenção especial ao caso da Lei Rouanet.

MARIANA SOBREIRA: Jornalista formada pela PUC-Rio, com MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, e especialização em Consultoria para Terceiro Setor pela Associação Empresarial de Portugal, em Lisboa. Trabalhou com comunicação estratégica aplicada a cultura, terceiro setor, turismo e comércio exterior, sempre em iniciativas inovadoras, como o Cama e Café, a primeira rede Bed & Breakfast do Brasil, a organização sem fins lucrativos Lunuz e o ateliê do artista plástico Carlos Vergara, onde além de gerenciar atividades internas, co-produziu oito exposições. É responsável pelos projetos da Singularte no Brasil.

Dias 21, 22 e 23 - ADAPTAÇÃO LITERÁRIA, COM CAROL BENJAMIN

Horário - das 9h as 12h – Auditório do Ceprama

EMENTA: Desde sempre o cinema bebe na fonte da literatura. Mas a literatura também influencia o cinema? Como se dá essa relação? Na passagem do texto para as telas, o que é fidelidade e o que é traição? O desafio de encontrar imagens para o que está dito em palavras. Quais são os principais recursos utilizados? A partir de referências distintas, o curso irá discutir questões fundamentais sobre o tema.

CAROLINA BENJAMIN: Jornalista formada pela PUC-Rio, curadora literária e produtora executiva. Sócia da produtora DAZA Cultural, juntamente com a atriz Leandra Leal e a roteirista Rita Lobo. Ex-proprietária da Livraria Odeon e filha do dono da Editora Contraponto, César Benjamin, Carolina viveu sempre dividida entre dois universos: o literário e o audiovisual, vivência fundamental para criação do Festival Adaptação, que conta anualmente com uma apurada curadoria de filmes adaptados do diversas partes do mundo, além decursos, debates e oficinas sobre o tema.

Dias 28, 29 e 30 – PREPARAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS, COMROBERTA SAUERBRON

Horário - das 9h as 12h – Auditório do Ceprama

EMENTA: A realização de um filme requer uma pré-produção bastante detalhada, já que tudo deve estar preparado para o momento da gravação, que precisa ser otimizada ao máximo. Como se estrutura um roteiro em cenas? Qual o equipamento, elenco,cenário e figurino que será utilizado em cada uma destas cenas? Somente a partir dessas respostas é possível orçar a produção e fazer um bom plano de filmagem. Essa preparação, que envolve a decupagem e a análise técnica do roteiro será o tema do curso.

ROBERTA SAUERBRONN: Cineasta formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sócia da Saraguina Filmes, responsável pela produção de dezenas de projetos audiovisuais. Tem larga experiência na direção de produção de festivais de cinema, longas e curtas-metragens, programas de TV e comerciais publicitários, além de formatar e captar projetos audiovisuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.