Copa do Mundo 2022

Como será o funcionamento dos serviços e comércio no Maranhão neste dia de jogo do Brasil

O Brasil estreia nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia.

Imirante.com*

Atualizada em 24/11/2022 às 07h51
Lojas do comércio ficam livres para estabelecer a permanência ou suspensão do expediente.
Lojas do comércio ficam livres para estabelecer a permanência ou suspensão do expediente. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O Brasil estreia hoje (24), às 16h, contra a Sérvia. No Maranhão, segundo a norma estabelecida pelo Executivo local para a primeira fase da competição, há dois horários definidos. Para os jogos que começam às 16h, ou seja, a partida de estreia hoje e o último jogo, no dia 2 de dezembro, contra Camarões, o expediente será das 8h às 14h. Para a segunda partida, no dia 28 de novembro, às 13h, das 8h às 11h.

Se a Seleção Brasileira se classificar para jogar as etapas seguintes da Copa do Mundo, o expediente nos órgãos do governo maranhense será definido à medida em que os confrontos forem estabelecidos. 

O horário de funcionamento dos órgãos, fundações e autarquias do município de São Luís será diferenciado também, mantendo serviços essenciais inalterados, como Limpeza Pública, Saúde, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito, Defesa Civil e Terminal de Integração de Passageiros.

Governo do Estado

  • 24/11 (quinta-feira): Brasil X Sérvia, 16h. Expediente das 8h às 14h
  • 28/11 (segunda-feira): Brasil X Suíça, 13h. Expediente das 8h às 11h
  • 02/12 (sexta-feira): Brasil X Camarões, 16h. Expediente das 8h às 14h


Prefeitura de São Luís

  • 24/11 (quinta-feira): Brasil X Sérvia, 16h. Expediente das 8h às 14h
  • 28/11 (segunda-feira): Brasil X Suíça, 13h. Expediente das 7h às 11h
  • 02/12 (sexta-feira): Brasil X Camarões, 16h. Expediente das 8h às 14h

 

Comércio

Sobre o horário de funcionamento do comércio em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que não há regra específica prevista em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Ou seja, as empresas têm liberdade para estabelecer a permanência ou suspensão do expediente. Para a compensação das horas não trabalhadas é necessário firmar, previamente, acordos individuais com os empregados.

Segundo a Fecomércio-MA, em caso de interrupção do expediente por decisão exclusiva da empresa, as horas não trabalhadas não poderão ser compensadas posteriormente pelo empregado.

Bancos

Os bancos também seguirão expediente diferente em dias de jogo do Brasil no Catar, seguindo decisão comunicada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No caso de jogos às 13h, o funcionamento das agências será das 8h30 às 11h30. Nos dias de jogos às 16h, o horário de funcionamento será das 9h às 14h. Em todos os casos, considera-se o horário de Brasília.

Se o Brasil avançar para as etapas seguintes e tiver algum jogo marcado para às 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores. 

Supermercados

Os supermercados vão funcionar normalmente neste dia de jogo do Brasil.

Defensoria Pública do Maranhão

  • Nos dias em que os jogos forem às 13h, o expediente irá até 11h
  • Quando os jogos ocorrerem às 16h, o expediente irá até 14h

 

Tribunal de Justiça do Maranhão

O expediente interno será encerrado às 11 horas, quando o jogo da Seleção tiver seu início às 13 horas. Quando os jogos do Brasil iniciarem às 16 horas, o funcionamento do Judiciário será até 14 horas, mantido o trabalho remoto para o atendimento de medidas urgentes.

Em caso de classificação para as etapas subsequentes, haverá regulamentação específica. Já o Plantão Judiciário de 1º e 2º Graus funcionará em seu horário normal.

Ministério Público do Maranhão

  • 24/11 (quinta-feira): Brasil X Sérvia, 16h. Expediente das 8h às 14h
  • 28/11 (segunda-feira): Brasil X Suíça, 13h. Expediente das 8h às 11h
  • 02/12 (sexta-feira): Brasil X Camarões, 16h. Expediente das 8h às 14h

 

Órgãos do governo federal no MA

De acordo com as orientações, publicadas no Diário Oficial da União, nos dias em que o jogo da seleção brasileira ocorrer às 12h, não haverá expediente; quando o Brasil jogar às 13h, funcionários serão dispensados às 11h; em dias de jogos às 16h, o trabalho é encerrado às 14h.

As regras se estendem a todos os servidores e empregados públicos, os contratados temporários e os estagiários. Ainda de acordo com a portaria, as horas não trabalhadas por conta dos jogos terão de ser compensadas entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023.

Energia elétrica

A Equatorial Maranhão reorganizou os horários de funcionamento de suas agências e postos de coleta do E+ Reciclagem. Nesta primeira fase, durante os dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, a Distribuidora informa que o atendimento ao público terá horários diferenciados durante as partidas da seleção brasileira.

• Na estreia da seleção, em jogo contra a Sérvia, às 16h desta quinta-feira, 24 de novembro: as agências de atendimento vão funcionar das 8h às 15h; já os postos do E+ Reciclagem das 8h às 14h;
• No dia 28 de novembro, quando a equipe do Brasil enfrenta a Suíça às 13h: o expediente tanto dos postos de coleta, quanto das agências, iniciará às 8h e acabará às 12h;
• Em 2 de dezembro, quando a seleção joga com Camarões às 16h: as agências de atendimento funcionarão de 8h às 15h; os postos do E+ Reciclagem estarão abertos de 8h às 14h.

Sendo assim, a orientação é que caso você precise ir até uma agência da Equatorial pessoalmente, programe-se para antecipar seu atendimento nos dias de jogo do Brasil. E caso queira trocar material reciclável por bônus na conta de energia em um dos postos do E+ Reciclagem, antecipe ou postergue a entrega. 

Vale destacar que as mudanças de horários se aplicam somente ao atendimento ao público e demais trabalhos administrativos. O Centro de Operações Integradas e setores operacionais seguem funcionando 24h. 

*Com informações das assessorias de Comunicação e Portal Brasil 61

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.