Ensino médio

Seduc abre quase 7 mil vagas para estudantes em escolas de tempo integral no Maranhão

As inscrições começam nesta terça-feira (22) por meio do site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Divulgação / Seduc

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Ao todo, estão sendo ofertadas 6.543 vagas, em 47 escolas da rede pública que oferecem ensino médio em tempo integral, em diversos municípios maranhenses.
Ao todo, estão sendo ofertadas 6.543 vagas, em 47 escolas da rede pública que oferecem ensino médio em tempo integral, em diversos municípios maranhenses. (Foto: divulgação / Governo do Maranhão)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abre nesta terça-feira (22), Processo Seletivo para estudantes interessados em cursar, em 2021, a 1ª série do Ensino Médio em unidades escolares da rede de ensino em tempo integral do Estado. Ao todo, estão sendo ofertadas 6.543 vagas, em 47 escolas da rede pública que oferecem ensino médio em tempo integral, em diversos municípios maranhenses.

Leia também:

Maranhão terá 4º ano no ensino médio em 2021, anuncia Seduc

O Edital nº 12/2020, contendo as normas e procedimentos para a realização de processo seletivo, está disponível no site da Seduc. Os estudantes do 9º ano interessados em estudar em uma escola de tempo integral em 2021 poderão realizar suas inscrições até o dia 7 de janeiro, exclusivamente on-line, por meio do site www.educacao.ma.gov.br/matricularedeintegral2021.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico. Dos critérios de seleção, a distância da residência do candidato até a escola em que tem interesse de estudar, ser beneficiário do Programa Bolsa Família e a menor idade do candidato serão fatores de desempate. A divulgação do resultado parcial dos selecionados será no dia 8 de janeiro para os inscritos em escolas do Centro Educa Mais, e dia 13 de janeiro para inscritos no Iema.

Vagas

As vagas são oferecidas aos candidatos que já concluíram ou estão cursando na data do ato da inscrição o 9º ano do Ensino Fundamental. Para 18 unidades Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), estão sendo ofertadas 2.670 vagas destinadas aos Cursos Técnicos, nos eixos de: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Infraestrutura; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Cultural e Design; e Produção Industrial. Para os Centro Educa Mais, são 3.873 vagas destinadas.

“Os Centros Educa Mais e Iemas se configuram hoje como referência na área de educação profissional, científica e tecnológica. Somos a primeira rede criada de educação em tempo integral pelo Governo do Maranhão com o objetivo de levar essa oportunidade para a juventude em todas as regiões do estado. Possibilitar que nossos jovens cursem uma educação profissionalizante que os permita realizar seus projetos de vida e se insere com consistência no mundo do trabalho. O edital on-line de matrículas evita que os pais acordem de madrugada e enfrentem filas para garantir uma vaga aos seus filhos. Estamos com 6.543 vagas abertas e aguardamos ansiosos por esses jovens para pode contribuir com o projeto de vida de cada um”, destacou André Bello, secretário adjunto de Educação Profissional e Integral.

De acordo com o edital de inscrições serão ofertadas vagas em cerca de 40 municípios diferentes, atendendo a vocação econômica da região de cada unidade. As escolas localizadas em São Luís serão incluídas em um edital complementar, seguindo calendário de encerramento letivo da rede municipal de ensino.

A íntegra do edital pode ser visto no site da Seduc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.