Evento

Acontece em São Luís o 2º encontro estadual de tabeliães de protesto do MA

O evento, que é uma realização do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Maranhão (IEPTB-MA), vai acontecer no Hotel Luzeiros.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
o evento acontece no dia 23 de novembro.
o evento acontece no dia 23 de novembro. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de fomentar discussões acerca das evoluções e procedimentos do protesto de títulos e outros documentos de dívida, a fim de contribuir para a melhoria dessa eficiente ferramenta de recuperação de crédito e, também, aproximar a população do serviço do protesto é que acontece no próximo dia 23 de novembro, o II Encontro Estadual de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão.

O evento, que é uma realização do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Maranhão (IEPTB-MA), vai acontecer no Hotel Luzeiros, localizado na rua João Pereira Damasceno, número 02, no bairro da Ponta do Farol, em São Luís.

O II Encontro Estadual de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão oferecerá para os participantes uma programação de alta qualidade, proporcionando um ambiente favorável para o debate e a criação de conhecimento na área cartorária a todos os presentes.

Com duração de 08 horas, o encontro terá a participação de profissionais renomados como do jurista e professor Zeno Veloso, com mais de 40 anos de experiência na área cartorária; da tabeliã, professora, palestrante, coach e autora de diversas obras jurídicas, Martha El Debs; do advogado e vice-presidente da Comissão Notarial e de Registros Públicos da OAB-SP, Tiago Almeida; da juíza-auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão (CGJ/MA) e responsável pelas serventias extrajudiciais no estado, Jaqueline Caracas; da advogada, secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação e ex-presidente do PROCON Maranhão e do Viva, Karen Barros; e da responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Protesto24h, da P21 Sistemas, Kareen Litaiff.

Para o presidente do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Guedes Carvalho, o II Encontro Estadual de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão será de extrema importância para todos os envolvidos, pois serão discutidos diversos temas relevantes para a classe cartorária, em especial para o Protesto de Títulos e outros documentos de dívidas. “O encontro nos dará a possibilidade de convergir com todos os envolvidos em uma única direção, com o objetivo principal de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos nos cartórios de protesto do Maranhão”, frisou.

Quem participar do II Encontro Estadual de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão, além de adquirir novos conhecimentos na área de protesto de títulos e outros documentos de dívida, fará uma boa ação. Todo o dinheiro arrecadado com as inscrições será destinado ao “Natal Solidário”, realizado todos os anos pela Fundação da Memória Republicana, localizada no Convento das Mercês, para as crianças carentes da comunidade do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

“Além de adquirir conhecimentos e experiências na área do protesto de títulos, quem participar do encontro também ajudará diversas crianças carentes da comunidade do bairro do Desterro. Tudo que for arrecadado com as inscrições será doado para a Festa de Natal realizada todos os anos no Convento das Mercês”, destacou o presidente do IEPTB-MA.

Para participar do II Encontro Estadual de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão basta acessar o site e clicar no botão INSCREVA-SE. Mais informações pelos telefones: (98) 99609-4818/ 98430-9481/ (98) 3304-8117/ (98) 3304-8119.

Sobre Cartório de Protestos:

Existe uma estimativa de que uma pessoa vai precisar dos serviços de um cartório pelo menos dez vezes em sua vida. Seja para registrar um nascimento ou morte, autenticar um documento, abrir uma firma, comprar um imóvel, recuperar seu crédito ou até mesmo para casar.

Dentro da enorme oferta de serviços oferecidos pelos cartórios, temos o de protesto de títulos e outros documentos de dívida. O cartório de protestos serve para protocolar os documentos de dívidas para cumprimento da obrigação, intimar os devedores, receber o pagamento, lavrar o protesto em caso de não quitação e expedir certidões.

O estado do Maranhão possui atribuição de protesto em todos os seus 217 municípios. Em São Luís temos 02 Cartórios de Protesto que ficam localizados no Edifício Office Tower no bairro do Renascença e no Shopping do Automóvel no Calhau.

Sobre o IEPTB:

Os Cartórios de Protesto, representados pelo Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil, se apresentam como a mais eficiente ferramenta de recuperação de créditos do Brasil. No Maranhão, de todos os títulos apresentados através da sua Central de Remessa de Arquivos do Maranhão (CRA-MA) – 62% das dívidas apresentadas a protesto foram recuperadas em até três dias úteis, antes do protesto.

O IEPTB-MA tem como objetivo oferecer mecanismos de proteção ao mercado para combater os elevados índices de inadimplência existentes, colocando à disposição das empresas, entidades públicas e pessoas físicas, os serviços dos Cartórios de Protesto do Estado do Maranhão de forma clara, simples e eficaz.

Em termos percentuais, o Protesto Extrajudicial recupera títulos e outros documentos de dívida ativa em cerca de 80% em até 05 anos, tempo em que o judiciário recupera apenas 13,19% dos créditos.

Só o Maranhão possui mais de 200 cartórios, entre capital e interior, que trabalham com protesto. Qualquer pessoa física ou jurídica, detentora de um crédito não pago, ou título não aceito ou devolvido, como também, crédito não pago consubstanciado ou um documento de dívida pode dispor dos serviços de protesto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.