UFMA inicia nesta segunda-feira as inscrições para o PSG I

As inscrições começam nesta segunda-feira e vão até dia 17 deste mês.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h24

Têm início nesta segunda-feira(06) e vão até o dia 17 deste mês, as inscrições para o Programa de Seleção Gradual (PSG I), subprograma 2002/2004, da Universidade Federal do Maranhão.

A etapa é destinada a alunos que concluíram o primeiro ano do ensino médio; estudantes do segundo e terceiro ano, ou que já finalizaram os estudos, também podem participar do programa.

Os manuais, no valor de 30 reais, estão disponíveis nas agências credenciadas do Banco do Brasil.

O processo de inscrição é semelhante ao do Vestibular tradicional; os manuais devem ser adquiridos no Banco do Brasil na Cohab, Cohama, Deodoro, Jaracati, Renascença, Reviver, São Francisco, Tirirical e na agência da UFMA.

As inscrições serão feitas em postos localizados nos shoppings São Luís, Tropical, Lusitana e Royal Center, no Centro Comunitário e no Departamento de Assuntos Culturais da UFMA.

No ato da inscrição, o estudante deve levar o requerimento preenchido e autenticado pelo banco, a declaração da escola, uma foto 3x4 recente e uma cópia da certidão de nascimento ou do documento de identidade. Os cartões de identificação serão entregues do dia 17 ao dia 21 de março.

As provas serão realizadas no dia 30 de março. Serão 60 questões objetivas das disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e Artes (plásticas, cênicas ou música). Os livros paradidáticos indicados para leitura são "Trovadores, clássicos, barrocos e árcades (Coletânea)", de Maria Rita Santos e Veraluce Lima dos Santos (org), e "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente.

O Programa está dividido em três etapas, com provas que irão abordar o conteúdo referente ao assunto visto pelo estudante durante o ano letivo.

No decorrer do processo, os pontos obtidos em cada prova serão somados. Somente na terceira etapa, o candidato fará a escolha pelo curso pretendido. Cerca de 30% das vagas serão destinadas aos aprovados no PSG. Caso deixe de fazer uma das etapas, o estudante estará automaticamente desligado do subprograma, devendo se inscrever em outro.

Outras informações sobre o programa poderão ser obtidas no Departamento de Concursos pelos telefones 217 8077 e 217 8062.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.