Instituto Rio Branco abre amanhã inscrições de concurso à carreira diplomática

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h24

O Instituto Rio Branco - Academia Diplomática Brasileira e Unidade Integrante do Ministério das Relações Exteriores – informa que as inscrições para o próximo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata estarão abertas de 6 de janeiro a 21 de fevereiro de 2003.

Os candidatos devem ser brasileiros natos, formados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC e estar em dia com suas obrigações eleitorais e com o serviço militar (em caso de homens). São 30 as vagas oferecidas, reservando-se três delas aos portadores de deficiência, com base no Decreto 3298/99. Os candidatos aprovados no Concurso ingressarão na Classe inicial da Carreira Diplomática (Terceiros Secretários), com vencimento bruto de R$ 4.130,22 (quatro mil, cento e trinta reais e vinte e dois centavos), e terão sua matrícula automática no Programa da Formação e Aperfeiçoamento - Primeira Fase (PROFA-I) e no Mestrado em Diplomacia do Instituto Rio Branco.

As inscrições para o Concurso poderão ser feitas pela Internet (endereço www.cespe.unb.br/diplomacia) ou pessoalmente na Sede do Instituto Rio Branco, em Brasília, e nos Centros Regionais situados em: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O Concurso será realizado em cinco (5) fases, todas de caráter eliminatório. A Primeira Fase constará de um Teste de Pré-Seleção, com 100 (cem) questões de múltipla escolha sobre os programas das matérias do Concurso e temas de cultura geral e da atualidade. A Segunda Fase terá duas provas escritas: Português e Inglês. A Terceira Fase incluirá 7 (sete) provas: Questões Internacionais Contemporâneas (oral), Português (oral), Inglês (oral), História, Geografia, Noções de Direito e Noções de Economia (escritas). A Quarta Fase verificará as condições físicas, psíquicas e comportamentais dos candidatos. A Quinta Fase será a da matrícula no PROFA-I e no Mestrado em Diplomacia, para os candidatos aprovados.

Maiores informações poderão ser obtidas no site www.mre.gov.br/irbr/irbr.htm

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.