Direito matutino é o curso mais concorrido no PSG III

A surpresa foi o curso de Enfermagem que é o segundo com 9,92 candidatos por vaga.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O curso de Direito matutino é o mais concorrido, com 10,3 candidatos por vaga, na terceira etapa do Programa de Seleção Gradual – PSG – subprograma 2000-2002, que terá suas provas realizadas nos dias 02 e 09 de fevereiro. A Universidade Federal do Maranhão divulgou, através do Departamento de Eventos e Concursos, a concorrência geral do PSG III.

Na segunda posição uma novidade. O curso de Enfermagem, com 9,92 candidatos por vaga, o dado interessante é que no último subprograma 1999-2001, o curso ocupava o 10º lugar na concorrência. “ A cada ano que passa o número de candidatos inscritos no PSG aumenta, pois significa 50% das vagas. Para isso, temos feito campanha indo à colégios, cidades do interior, mostrando, assim, sua importância”, afirmou o Diretor do DEC, profº. Esnel Fagundes. Ocupando a terceira posição está o curso de Medicina, com 9,83 candidatos por vaga.

Segundo o diretor do DEC, o PSG é a forma mais justa de acesso ao ensino superior, pois avalia o estudante a cada ano do ensino médio.

“O PSG é como um simuladão de final de ano, avalia todos os conhecimentos que foram aprendidos durante o ano no colégio, por isso optei por fazê-lo, o vestibular é bem mais difcil e concorrido”, disse Janaína Campos,17, aluna do 3º ano da Escola Rosa dos Ventos.

Essa será a segunda turma a ingressar na UFMA através do PSG. A primeira entrou ano passado e foi avaliada como grande sucesso pelos coordenadores do Programa. Tanto para o candidato, que pôde avaliar e analisar seus conhecimentos, gradativamente, durante três anos, quanto para Instituição, que criou uma nova oportunidade para ingresso na universidade.

“Foi muito gratificante pra mim ter feito o PSG, pois o mesmo me deu a oportunidade de fazer um outro curso, Jornalismo, diferente da opção que fiz no vestibular, Relações Públicas. Acabei passando nos dois. E, hoje, curso ambos”, relatou Rafael Franco, partipante do último subprograma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.