Começam as inscrições para o Vestibular 2003 da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Começaram nesta segunda-feira e vão até o dia 13 de dezembro, as inscrições para o processo seletivo Vestibular 2003 da Universidade Federal do Maranhão. Os manuais, no valor de R$ 60,00, estão disponíveis nas agências do Banco do Brasil da UFMA, da Cohab, do Anil, do Renascença, do Reviver, do São Francisco e do Tirirical.

As inscrições devem ser feitas em postos nos shoppings São Luís, no Jaracaty, e Tropical, no Renascença, no Royal Center e no Lusitana Shopping, na Cohama, e no centro comunitário da Cohab-Anil. As provas acontecem nos dias 2 e 9 de fevereiro.

Estão sendo oferecidas 1.015 vagas, para São Luís, sendo 494 para o primeiro semestre e 521 para o segundo. Para o município de Imperatriz, são 58 vagas, 18 para o primeiro semestre e 40 para o segundo.

O candidato pode optar por fazer as provas nos municípios de Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro, Grajaú e Codó, além de São Luís. Caso o estudante queira disputar uma vaga para um curso em outro município, deverá indicar na ficha de inscrição.

Este ano, as inscrições não serão feitas pela internet. Os candidatos de outros estados devem procurar uma agência credenciada do Banco do Brasil e enviar a ficha preenchida pelo correio.

Os estudantes maiores de idade, que não puderem efetuar a inscrição, poderão emitir uma procuração para o representante. "Mesmo que o representante seja pai ou mãe do candidato, deverá apresentar a procuração. No entanto, se o estudante for menor de idade, os pais não necessitam do documento", esclarece o chefe do Departamento de Concursos, Esnel Fagundes.

Na primeira etapa, os candidatos responderão a 70 questões objetivas, das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química e física. A novidade deste ano está na inclusão das disciplinas de Filosofia e Artes. Na segunda etapa, serão 20 questões analítico-discursivas das disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, além da redação.

As obras indicadas para as provas deste ano são “A mensageira das violetas”, de Florbela Espanca, “Histórias brejeiras”, de Artur Azevedo, e “Crônicas escolhidas”, de Maria Rita Santos e Maria da Graça Corrêa. Os cartões de inscrição serão entregues em dias determinados, por ordem alfabética, conforme indica o manual de inscrição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.