Prevenção

Covid-19: programação da Festa de São José de Ribamar é alterada

Devido a pandemia mundial do Coronavírus, nenhuma das missas acontecerá dentro do confinamento da igreja Santuário.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Paróquia e Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar.
Paróquia e Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar. (Foto: Reprodução / Instagram )

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Nesta terça-feira (17), a Reitoria do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar divulgou uma nota para informar a alteração da programação da Festa de São José de Ribamar, que será realizada na próxima quinta (19), devido a pandemia mundial do Coronavírus.

Segundo a nota, nenhuma das missas acontecerá dentro do confinamento da igreja Santuário devido a grande quantidade de fieis que estão sendo esperados no evento.

Leia a nota na íntegra:

A Reitoria do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar, em comunhão com Arquidiocese de São Luís do Maranhão, vem a público informar que, devido a pandemia mundial do Coronavírus, a programação da Festa de São José de Ribamar, de quinta-feira, dia 19/03/2020, foi alterada conforme abaixo:

1 - Por causa do número avantajado de fiéis, no dia 19/03, nenhuma das missas acontecerá dentro do confinamento da igreja Santuário. Todas as missas serão campais, na praça; os assentos serão individuais e terão a distância de 1m entre si sob todos os ângulos que os separam. As pessoas que participarão de pé das celebrações devem guardar o espaço de 1m de segurança entre si.

2 - As missas serão mais breves e haverá um maior número de celebrações, para diminuir a concentração de pessoas em cada missa. Após cada celebração, as pessoas que já tiverem participado da santa missa, se dispersarão. Respeitando-se o exposto no número 01 desta nota, as missas acontecerão nos seguintes horários: 06h, 07h, 08h, 09h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h.

3 - Os batizados, por acontecerem com número menor e restrito de pessoas, de no máximo 50 pessoas, dentro de um espaço que comporta mais de 500 pessoas, poderão, se oportuno for, acontecer no interior da igreja, às 10h, respeitando-se sempre a distância de segurança de 1m entre as pessoas.

4 - Ficam cancelados o abraço da paz, o aperto de mãos, as confissões pessoais (auriculares) e a procissão de encerramento, para que se evite, o máximo possível, o contato físico entre as pessoas. Toda a programação dar-se-á em lugar aberto. E pede-se às pessoas que participarão de pé que mantenham a distância de segurança entre si de, no mínimo, 1m (um metro).

5 - A absolvição com valor de confissão ou perdão dos pecados será dada pelo celebrante principal após o ato penitencial de cada missa.

6 - A imagem peregrina de são José de Ribamar ficará exposta na praça da matriz, desde às 05h40 da manhã até o anoitecer, em lugar alto, ladeada por barreiras, para a vista e a veneração dos fiéis. Mas fica proibido o toque e o beijo da imagem.

7 - Às 16h e 17h, em substituição à procissão de encerramento, a imagem peregrina de são José de Ribamar, será solenemente apresentada aos fiéis, em lugar alto, evitando-se o toque físico, para aclamação, veneração e canto solene da bênção do padroeiro, seguido de Santa missa.

8 - A igreja matriz, Santuário de são José de Ribamar, permanecerá aberta durante todo o dia para a visita dos fiéis. Mas, com excessão dos batismos que acontecem com pequeno número de pessoas, e respeitando-se a distância de segurança entre os fiéis, nenhuma outra concentração acontecerá em seu interior.

Contamos com a acolhida e a compreensão de todos os fiéis, paroquianos, devotos e autoridades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.