Ebserh Solidária

HUUFMA realiza mutirão de saúde em São José de Ribamar

O mutirão vai oferecer atendimentos nas áreas de saúde materno-infantil, pediatria e clínica médica.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Uma equipe multidisciplinar formada por 47 profissionais do HUUFMA estará envolvida na ação.
Uma equipe multidisciplinar formada por 47 profissionais do HUUFMA estará envolvida na ação. (Foto: Divulgação)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) realiza, nesta sexta-feira (10), um mutirão que levará diversas ações de prevenção e promoção da saúde para a população de São José de Ribamar. A Ebserh Solidária, promovida em parceria com a prefeitura, ocorre de manhã e de tarde, simultaneamente, na Maternidade Municipal, na Unidade de Saúde Raimundo Balbino e no Centro de Especialidades.

O mutirão vai oferecer atendimentos nas áreas de saúde materno-infantil, pediatria, clínica médica, com aferição da pressão arterial, teste de glicemia, consultas e encaminhamentos, urologia, oftalmologia e neurologia. Uma equipe multidisciplinar formada por 47 profissionais do HUUFMA estará envolvida na ação. Na oftalmologia, o público alvo são pessoas com diabetes para realizar exame de fundo de olho com o objetivo de diagnosticar retinopatias da diabetes.

A atividade contará também com a equipe do Banco de leite da Unidade Materno Infantil e de neonatologia, que farão a triagem e seleção de potenciais doadoras de leite humano para pasteurização e posterior distribuição. Haverá ainda uma ação educativa com orientações sobre a importância do aleitamento materno exclusivo na redução da mortalidade e eliminação de morbidades na infância.

A superintendente do HUUFMA, Joyce Santos Lages, diz que levar serviços de saúde para fora do ambiente hospitalar fortalece as práticas de ensino, pesquisa e extensão do hospital como centro de formação profissional. “Além de oferecer atendimento à população de locais onde as dificuldades de acesso aos serviços de saúde são maiores”, enfatiza.

A ação Ebserh Solidária terá a participação dos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh em diversas localidades distribuídas nas cinco regiões do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.