Pagamento

Brincantes do Carnaval ribamarense recebem 1ª parcela do cachê

O pagamento da segunda parcela será efetuado logo após o Carnaval.

Divulgação/Prefeitura de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Prefeitura de São José de Ribamar efetuou, nessa sexta-feira (21), o depósito do dinheiro referente ao pagamento da primeira parcela dos cachês das agremiações e bandas que irão participar do Carnaval tradicional do município.

Receberam os recursos primeiramente os grupos inscritos como pessoas físicas com conta no Banco do Brasil. Já a partir desta segunda-feira (24), será efetuado o depósito para as agremiações, inscritas como pessoas jurídicas, com contas no BB e em outras instituições financeiras.

O pagamento antecipado da primeira parcela dos cachês (50% do valor) é uma ação da administração que visa oferecer as brincadeiras – blocos organizados, blocos afro, escolas de samba, blocos alternativos, tambor de crioula, grupos de samba, dentre outras – disponibilidade financeira para se preparem bem para o período momesco. O pagamento da segunda parcela será efetuado logo após o Carnaval.

Mais de 70 brincadeiras genuinamente ribamarenses irão participar do Carnaval tradicional da cidade. A programação completa será divulgada pela Prefeitura no início desta semana e estará disponível no www.sjr.ma.gov.br.

Lava-Pratos

O Carnaval do Lava-Pratos em São José de Ribamar ocorre nos dias 8 e 9 de março. Este ano, a festa chega a sua 68ª edição. O evento é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado. Mais de 150 mil foliões estão sendo esperados para participar da festança que acontece na Sede do município.

O Lava-Pratos, de acordo com historiadores ribamarenses, teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba.

Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na Rua Nova, na sede do município. Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense.

Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos para Ribamar para abrilhantar o evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.