No Maranhão

Seduc disponibiliza conteúdo educacional para famílias de crianças das escolas públicas

Vídeos, áudios e peças gráficas serão distribuídos pela Rádio Timbira, TV Assembleia e redes sociais da Seduc a partir desta segunda.

Divulgação / Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08

MARANHÃO - A suspensão das aulas escolares, por conta da quarentena imposta pela pandemia do Covid-19, tem levado Secretarias de Educação, escolas e professores a buscar soluções para manter algum vínculo das crianças com a rotina escolar e, consequentemente, o aprendizado. Diante dessa realidade, a Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (Seduc) fechou parceria com a ONG Laboratório de Educação, que desenvolve com a Eneva o Projeto Aprender dentro e fora da escola, para produzir conteúdo educacional voltado às famílias de crianças das escolas de Educação Infantil do Estado durante a quarentena. A ideia é aproveitar o tempo em que as crianças estão em casa para potencializar dimensões do desenvolvimento infantil que poderão trazer ganhos cognitivos, afetivos e de sociabilidade.

A partir da próxima segunda-feira (11/05) até o dia 17 de julho (10 semanas) serão disponibilizados pela Rádio Timbira, TV Assembleia e redes sociais da Seduc (Facebook, Instagram e Youtube) uma série de vídeos, áudios e peças gráficas que têm como objetivo transformar os momentos cotidianos em casa em espaços de interação e aprendizagem.

“Os conteúdos dirigidos às famílias buscam a promoção de atividades interacionais e lúdicas. Acreditamos que ações do dia a dia são extremamente ricas e podem ser fontes de inúmeros aprendizados para as crianças. Além de fortalecer o vínculo familiar, situações corriqueiras como a hora do banho ou das refeições podem ser oportunidades para favorecer o desenvolvimento dos pequenos”, explica a presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso.

O secretário de Educação, Felipe Camarão, considera a iniciativa como “mais uma parceria importante que chega para nos ajudar a atravessar esse momento excepcional que estamos vivendo. Nossa equipe segue empenhada trabalhando e buscando formas para mitigar os impactos na vida de milhares de estudantes que estão fora das salas de aulas, nesse momento. Contar o apoio e expertise desses parceiros só fortalece nossa atuação".

A ONG Laboratório de Educação e a Eneva já desenvolvem o Projeto Aprender com as Secretarias de Educação dos municípios produtores de gás natural do Maranhão (Santo Antônio dos Lopes, Trizidela do Vale, Lima Campos, Pedreiras e Capinzal do Norte). O programa capacita os profissionais de educação infantil das escolas municipais, com ênfase no desenvolvimento da linguagem, e busca fortalecer o aprendizado das crianças dentro e fora da escola, tornando a aprendizagem significativa para cada uma.

“Com a quarentena, as atividades presenciais do Projeto Aprender estão suspensas, mas surgiu a oportunidade de continuar o trabalho de forma adaptada e contribuir com a Seduc neste momento tão excepcional. Estamos felizes em ajudar por meio do trabalho desenvolvido pelo nosso parceiro, o Laboratório de Educação”, ressalta o diretor de Serviços Corporativos da Eneva, Luís Vasconcelos.

O Laboratório de Educação tem um know-how acumulado que pôde ser colocado a serviço das aprendizagens "fora da escola". “Conseguimos uma solução extremamente produtiva para equacionar os impedimentos próprios deste momento e dar sequência ao Projeto Aprender em outras bases temporárias. Assim que for possível, retomaremos o trabalho presencial nos municípios que começamos no início deste ano”, finaliza Beatriz Cardoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.