Oportunidade

Projeto Babel oferece bolsas para universidades europeias

Os interessados devem trabalhar em regime de dedicação exclusiva.

Imirante.com, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Projeto em parceria com o programa Erasmus Mundus.
Projeto em parceria com o programa Erasmus Mundus. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o programa Erasmus Mundus, consórcio de universidades europeias que fomenta programas de intercâmbio, está com inscrições abertas para a 4ª Convocatória do Projeto Babel.

O projeto oferece bolsas a estudantes, docentes e técnico-administrativos que desejam realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas universidades da Europa. Na quarta convocatória, as bolsas são destinadas para docentes de todas as áreas de ensino e técnico-administrativos, na modalidade staff para o período de um mês na Europa.

Para se candidatar, os interessados devem trabalhar em regime de dedicação exclusiva; ter conhecimento suficiente da língua em que os cursos/atividades serão desenvolvidos ou de inglês.

Segundo a coordenadora do projeto Babel na UFMA, Conceição Araújo, o candidato também deve ter apoio formal da instituição no momento da inscrição. “No caso de docente, o chefe de departamento ou coordenador do curso precisa fornecer essa carta de apoio. Já o técnico-administrativo precisa da mesma carta de apoio feita pelo seu chefe imediato”, explicou. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março pelo site www.babel.up.pt. No ato da inscrição, o candidato deve escolher até três universidades parceiras do programa na Europa, justificar suas escolhas, informar o projeto que será trabalhado e o seu objetivo.

A seleção dos candidatos será feita pela comissão européia do programa, que avaliará se o candidato atendeu todos os requisitos descritos no edital. Cada candidato selecionado receberá uma bolsa no valor de 2.500 euros para cobrir os gastos de subsistência no país de acolhimento, uma viagem de ida e volta e seguro de saúde, acidente e viagem válido durante todo o período de mobilidade na Europa.

No caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a assessoria de relações internacionais da UFMA pelo telefone: (98) 3272 – 8014 ou pelo e-mail: internacional@ufma.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.