Ciência e Tecnologia

Inscrições de editais de Ciência e Tecnologia são prorrogadas

Pesquisadores têm até o dia 29 de julho para submeter seus textos aos Cadernos do Estado.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) ​Estão prorrogou as inscrições de três editais. Os pesquisadores têm até o dia 29 de julho para submeter seus textos aos Cadernos do Estado. As produções, que serão selecionadas por Comitês de Avaliação da Secti, devem ser encaminhadas para publicacoes@secti.ma.gov.br. Respeitando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a formatação dos textos varia de acordo com o edital, que pode ser encontrado no site da secretaria. Depois de aprovados, os textos serão disponibilizados gratuitamente por meio impresso e digital.

Cadernos Ignácio Rangel

Os “Cadernos Ignácio Rangel de CT&I” contemplam pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa e estudantes de graduação ou pós-graduação que tenham produções nos seguintes eixos: Educação profissional e tecnológica com foco nos arranjos produtivos locais; Democratização do acesso à educação superior; Popularização da ciência, tecnologia e inovação; Inovação tecnológica aplicada ao desenvolvimento da agricultura familiar; Inclusão digital com foco na cidadania digital e democratização do acesso a internet; Energias limpas e renováveis; Potencialização do Centro de Lançamento de Alcântara para o desenvolvimento regional; e Ensino de Ciências e Matemática na educação básica.

O economista maranhense Ignácio Rangel ajudou na construção do plano nacional de eletrificação brasileiro e na criação de empresas de renome nacional tais como Petrobrás, Eletrobrás e BNDE – atual BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social).

Coleção “Cadernos Maria Aragão de Tecnologias Sociais”

Podem encaminhar os textos instituições de ensino ou pesquisa, sociedade civil organizaABMTda, movimentos sociais e pessoas físicas envolvidas ou responsáveis pela tecnologia social. As linhas temáticas contemplam Comunidades Quilombolas; Comunidades Indígenas; Agricultores familiares e Assentados da Reforma Agrária; Juventude; Pessoas com deficiência; e Periferias de áreas urbanas com vulnerabilidade socioeconômica.

Edital “Maranhão no Ciências Sem Fronteira”

O edital nº 3/2015 é voltado para estudantes de graduação ou pós-graduação e pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa, beneficiados pelo programa do governo federal ‘Ciências Sem Fronteiras’, que já retornaram ao Brasil. Os maranhenses que fizeram o intercâmbio podem relatar suas experiências e incentivar outros jovens a seguir a mesma linha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.