IRPF 2013

Caiu na malha fina da Receita Federal? Saiba o que fazer

Órgão liberou, nesta segunda-feira (16), consultas ao sétimo e último lote do IRPF 2013.

Maurício Araya / <b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS – A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (16), as consultas ao sétimo e último lote do Imposto Pessoa Física de Renda (IRPF) 2013. Para fazer a consulta, basta o contribuinte acessar a página eletrônica do órgão na internet, ou ainda, pelo Receitafone (146, opção 3) e via aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. As restituições, segundo o órgão, serão pagas no dia 16 de dezembro. Quem declarou e não apareceu em nenhum dos lotes, caiu, automaticamente, na malha fina do "Leão". Segundo a Secretaria da Receita Federal, em todo o país, pelo menos 711 mil caíram na malha fina.

Para fazer a verificação, o contribuinte deve acessar o sistema "e-CAC", pela internet. "Na hora em que ele (o contribuinte) faz a consulta, ele já tem a informação se o dinheiro foi creditado. Se não foi, é bom ele fazer uma verificação sobre como é que está a declaração dele. Aí, ele vai saber se ele caiu em malha, e por que motivo ele caiu em malha", explicou o delegado-substituto da Receita Federal em São Luís, Paulo Mendes de Araújo, em entrevista ao Imirante.com na semana passada.

Quem entrou na malha fina por algum erro na declaração, tem uma alternativa: pode corrigir a declaração, enviando uma declaração retificadora por meio do programa do IRPF 2013. Caso tenha certeza sobre os dados enviados ao órgão, o contribuinte pode reunir os documentos que provem os dados e se dirigir à Receita Federal, antecipadamente ou após ser intimado pelo órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.