Saúde

Campanha realiza testes gratuitos para detecção da hepatite C em São Luís

Imirante, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - Números alarmantes demonstram o cenário de infecção pelo vírus da hepatite C no mundo: cerca de 90% dos infectados só a descobrem quando o problema já está muito avançado. No Brasil, a situação não é diferente, estimativas mostram que há, aproximadamente, três milhões de pessoas infectadas, cerca de metade delas não sabe que é portadora do vírus.

Para incentivar o diagnóstico precoce da hepatite C, a campanha "Hepatite C - Quebre o Silêncio" vai realizar testes rápidos gratuitos entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro, nos horários entre 8h e 12h e das 14h às 18h, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), em São Luís. A espera pelo resultado é de apenas 10 minutos.

Equipes especializadas estão preparadas para fazer o teste em pessoas entre 35 e 65 anos, e que apresentem fatores de risco para a doença, por exemplo, aquelas que receberam uma transfusão de sangue ou similares antes de 1993, fizeram alguma cirurgia de grande porte ou tratamento para problemas renais, como hemodiálise, profissionais da saúde e usuários de drogas. A faixa etária, também, é fator importante para realização do teste. Nos Estados Unidos, o Centro de Controle de Doenças recomenda que nascidos entre 1945 e 1965 façam o teste de detecção, pois nessa faixa há maior prevalência de infectados.

A hepatite C representa a principal causa de transplantes de fígado no país. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os vírus das hepatites B ou C – um índice 10 vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.