Concurso Cultura/2014

Cultura maranhense poderá ser apresentada na Copa 2014

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - A produção artística maranhense poderá ser apresentada, por meio de uma seleção nacional de propostas, nas atividades culturais dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Trata-se do Concurso Cultura/2014 do Ministério da Cultura (Minc) que foi apresentado na tarde desta terça-feira (17), no auditório Rosa Mochel, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, em São Luís.

A apresentação ocorreu durante oficina de orientação a produtores culturais, gestores e a grupos culturais, orientada por Lúcio Rodrigues, técnico do Ministério da Cultura Regional Nordeste. As inscrições devem ser feitas, até o dia 23 de setembro, no sistema SalicWeb, disponível no site do MinC, no endereço www.cultura.gov.br.

O encontro contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Olga Simão. "É mais um incentivo à cultura que poderá beneficiar os agentes culturais do estado e, ao mesmo tempo, divulgar os trabalhos dos artistas e grupos culturais durante a Copa do Mundo de 2014", destacou.

Conforme explicou o técnico Lúcio Rodrigues, a finalidade do concurso é exibir a produção artística e a riqueza cultural do Brasil no período dos jogos da Copa, garantindo a participação, inclusão e a promoção da cultura brasileira nos grandes eventos nacionais e internacionais. "Por isso estamos promovendo essas oficinas, a fim de criar disseminadores que vão auxiliar os interessados ao Concurso Cultura 2014, a participarem da seleção. Podem participar artistas, coletivos, agentes e produtores, trupes e grupos, formais e informais, com atuação na área cultural".

O concurso é dividido em quatro eixos: Eixo Brasil das Artes (dança, música, circo, teatro, literatura, artes visuais), Eixo Brasil Diverso (manifestações tradicionais, cultura viva, patrimônio), Eixo Brasil Criativo (arquitetura, moda, artesanato, design, gastronomia), Eixo Brasil Audiovisual (audiovisual), onde os artistas interessados devem procurar inscrever seus projetos. O valor dos prêmios a serem pagos varia entre R$ 60 mil e R$ 250 mil por trabalho artístico a ser apresentado nas 12 cidades sedes dos jogos de 2014.

Cada manifestação da cultura poderá inscrever de 1 a 27 trabalhos, de acordo com a categoria já determinado, a exemplo de Dança que poderá ter 21 trabalhos, Manifestações Tradicionais 27, Cultura Viva 12 trabalhos, Patrimônio 21, Arquitetura, Moda 1 trabalho cada, Audiovisual 12 trabalhos.

Cada grupo ou artista selecionado deverá indicar a cidade brasileira que deseja apresentar sua arte, entretanto para a cultura popular, no Eixo Brasil Diverso (manifestações tradicionais, cultura viva, patrimônio), por determinação do regulamento do concurso, selecionados do Maranhão e Amazonas só poderão apresentar em Belo Horizonte.

Podem participar do concurso pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente. Informações podem ser adquiridas pelo site do MinC www.cultura.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.