Concurso público

UFMA estima 120 mil inscrições em concurso para o Hospital Universitário

Inscrições iniciaram-se nesta semana. Psicólogo dá dicas de preparação dos candidatos.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS – Foi publicado, nesta semana, o edital de um dos concursos públicos mais esperados para 2013, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As inscrições iniciaram-se nessa quinta-feira (22) e seguem até o próximo dia 22 de setembro e podem ser feitas pelo devem ser feitas, exclusivamente, pela página eletrônica do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – organizadora do concurso – na internet. A taxa de inscrição custa R$ 50 para os candidatos de nível superior e R$ 30 para os de nível médio.

Ao todo, são 1.877 vagas para profissionais nas áreas médica, administrativa e assistencial, sendo 310 de nível superior em 59 especialidades médicas, 1.386 de níveis médio e superior na área assistencial e 181 para a área administrativa, além de formação de cadastro de reserva.

De acordo com o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, a realização do concurso público visa dar solução ao deficit atual no quadro de funcionários do Hospital Universitário. "O objetivo é, primeiro, recompor o quadro funcional do nosso hospital, para que ele possa funcionar na sua plenitude e dê um bom atendimento; segundo, é que o concurso vai selecionar esses profissionais por mérito, portanto os que ingressarem em nossa universidade vão passar por um processo seletivo de ampla concorrência e vai permitir que o serviço público receba funcionários altamente qualificados", afirmou em entrevista ao Imirante nesta sexta-feira (23) – ouça na íntegra.

Provas

As provas serão aplicadas no dia 20 de outubro, em São Luís, e terão duração de quatro horas. O local, horário e sala de realização das provas estarão disponíveis pela internet, a partir do dia 14 de outubro. As provas objetivas terão 50 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Matemática e raciocínio lógico, cinco de legislação aplicada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), cinco de legislação aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 25 de conhecimentos específicos.

A expectativa é que 120 mil candidatos se inscrevam para o concurso público, o maior já realizado por uma unidade federal de saúde em todo o país. Uma boa notícia para os candidatos é que o número de contratações pode aumentar. "O nosso quadro de pessoal total é estimado precisamente em 3,5 mil funcionários. Nós temos, hoje, só 1,1 mil funcionários no quadro do Regime Jurídico Único (RJU), concursado, e temos 1,4 mil funcionários terceirizados contratados pela fundação, a sua maioria sem concursos, de modo que nós trabalhamos, hoje, com deficit de pessoal e, também, estamos com 40 obras na universidade, com grandes investimentos e criando novos serviços. (...) Para se montar serviços, é preciso de recursos humanos em todas as áreas. O concurso nos permite isto. Essa oferta de 1,8 mil vagas vai ser, então, ampliada gradativamente", explica o reitor.

A contratação – que será feitas pela EBSERH, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – começa a partir do primeiro semestre de 2014 e permitirá ao hospital, por meio do "Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais" (Rehuf), a reativação de leitos que, atualmente, encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados nas unidades Presidente Dutra, Materno Infantil e campus do Bacanga.

Preparação

Passar em concurso público é, mais que um sonho, um projeto de vida para muitos profissionais. Para garantir uma vaga, entretanto, é necessário dedicação nos estudos e o processo exige paciência dos candidatos. O psicólogo Júlio Maciel explica que é preciso estar atento aos detalhes e não desprezar as disciplinas básicas. "Nesse momento, a ordem é otimizar o tempo. É planejamento, organização, sistematização, é saber, exatamente, o conteúdo programático, o que se vai estudar, como se vai estudar, se conhecer, para que o candidato possa estar estudando aquilo que realmente é necessário e aquilo que ele precisa. E um ponto importante: os candidatos cometem um erro de não estudar as disciplinas que são básicas, como Português, raciocínio lógico e informática. E eu queria lembrar que tão quanto importante a disciplina específica, a básica, também, é importante", orienta.

Na hora da prova, a tranquilidade é amparada pelo conhecimento obtido durante a preparação para o concurso público. "A calma é consequência de empenho, a calma é consequência de segurança. A gente precisa entender que o concurso público é um projeto, e como projeto é um processo. (...) Quanto mais seguro a gente tiver, possivelmente menor é a ansiedade. A ansiedade, claro, sempre vai existir, mas a segurança ajuda a combater esse momento", diz o especialista.

O psicólogo Júlio Maciel completa: "o que difere a gente de qualquer outra pessoa é a vontade. Esse mundo que a gente vive é o mundo das pessoas que são inteligentes, é o mundo das pessoas que são dedicadas. Então, é a hora de sentar, é a hora de estudar, entender que se sentar numa mesa para se estudar não é algo fácil. (...) A meta, o objetivo, o sonho, vai fazer uma diferença enorme, e, principalmente, focar os benefícios".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.