Oportunidade

Japão oferta bolsas de estudo para professores e estudantes maranhenses

As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 20/01/2023 às 10h12
As bolsas valem para os estados do Pará, Maranhão, Amapá e Piauí.
As bolsas valem para os estados do Pará, Maranhão, Amapá e Piauí. (Foto: Unsplash/ Nuno Antunes)

MARANHÃO - O governo do Japão está ofertando bolsas de estudo para professores e estudantes maranhenses. Até o dia 16 de fevereiro, o consulado do Japão, em Belém, recebe as inscrições dos interessados em estudar no país.

São duas modalidades de bolsas voltadas para professores e estudantes dos Estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Os professores receberão treinamento em educação escolar durante 18 meses e precisam atender aos seguintes requisitos: ter idade inferior a 35 anos, possuir ensino superior, ter experiência didática por mais de 5 anos e conhecimento em língua inglesa e/ou japonesa.

Já para os estudantes, a bolsa de treinamento em cultura e língua japonesa tem a duração de um ano. Para se inscreverem, eles precisam ser descendentes de japonês, ter idade inferior a 30 anos, ser estudante universitário em qualquer área e ter um bom conhecimento da língua japonesa.

A bolsa tem o valor mensal de 143.000 ienes (cerca de R$ 5.660) para professores e 117.000 ienes (aproximadamente R$ 4.590) para estudantes. Também estão inclusas passagens aéreas de ida e volta e pagamento das despesas escolares.

A seleção consiste em análise de documentos, provas escritas e entrevista em inglês e/ou japonês. Para se inscrever, são necessários os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida em inglês ou japonês, datilografados com duas fotos 3,5x4,5 cm; diploma e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês; carta de recomendação do diretor com tradução para o inglês ou japonês; e projeto de estudo em inglês.

Os formulários de inscrição e demais informações estão disponíveis no site do Consulado do Japão em Belém
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.