Mutirão

Mutirão de documentação chega à Região Tocantina

Emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e inscrições no INSS.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

JOÃO LISBOA - Entre os dias 17 e 25 de outubro, o mutirão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai colocar em dia a documentação civil e jurídica de mulheres do meio rural do Maranhão. Agricultoras familiares de quatro municípios do Estado vão receber atendimento priorizado para emissão gratuita de documentos.

Os municípios atendidos nas ações serão Amarante do Maranhão, Buritirana, Senador La Rocque e João Lisboa. Durante o mutirão, serão emitidas 1ª via Carteira de Identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), 1ª e 2ª vias Carteira de Trabalho (CPTS), além de realizar a inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do MDA, Layla Torres, informa que a região Nordeste concentra a maior demanda de mutirões. “Temos percebido que principalmente na região do Semiárido o impacto do programa é muito grande, porque os mutirões oferecem a documentação básica e também a inscrição no Cadastro Único que dá acesso para as mulheres aos programas sociais”, destaca.

A expectativa de atendimento nos mutirões é de 1000 agricultoras. A iniciativa atende, prioritariamente, mulheres, mas homens, jovens e crianças também podem participar.

O programa no Estado

Até o momento, no Maranhão, mais de 101 mil documentos foram emitidos em todo o Estado. Já foram atendidas, aproximadamente, 58 mil mulheres e realizados mais de 231 mutirões.

Programação

Amarante do Maranhão
Data: 17 de outubro (sexta-feira)
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
Horário: 08 às 17h

Buritirana
Data: 18 de outubro (sábado)
Local: Escola Municipal Costa e Silva.
Horário: 08 às 17h

Senador La Rocque
Data: 19 de outubro (domingo)
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
Horário: 08 às 17h

João Lisboa
Data: 20 de outubro (segunda-feira)
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
Horário: 08 às 17h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.