Região Tocantina

Nona edição do simpósio de Comunicação da Região Tocantina começa nesta quarta-feira

O evento segue até dia 8 de dezembro, no auditório da UFMA, campus de Imperatriz, Centro.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21

IMPERATRIZ - O curso de Comunicação Social – Jornalismo promove o XI Simpósio de Comunicação da Região Tocantina no auditório da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, Centro. O evento será promovido em parceria com o Centro Acadêmico de Jornalismo Alexandre Maciel (CAJAM) e a Empresa Junior de Jornalismo, entre os dias 6 e 8 de dezembro.

Com o objetivo de promover discussões que complementem o que foi debatido em sala de aula, seja do ponto de vista mercadológico ou da pesquisa, nesta edição, o simpósio abordará o tema “Produtos midiáticos: experiências de pesquisa e de mercado”.

No primeiro dia do evento, a palestra de abertura será ministrada pela professora Danila Cal da Facom/ UFPA, às 19h, com o tema “Comunicação e Trabalho Infantil Doméstico: política, poder, resistência”, que é fruto da pesquisa desenvolvida no mestrado e no doutorado e que rendeu premiações nacionais. A dissertação conquistou o 1° lugar no Concurso Nacional de Monografias, Dissertações e Teses do InFormação – Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudos de Jornalismo, realizado pela Andi – Comunicação e Direitos e a tese conquistou o Prêmio Compós de Teses de Dissertações Eduardo Peñuela – 2015, da Associação Nacional de Programas em Comunicação (Compós).

De acordo com a organizadora do evento, Michele Massuchin, este ano, a programação do simpósio está voltada para conferências na perspectiva de mercado e da pesquisa em comunicação. “Disponibilizamos algumas mesas sobre mercado, onde serão expostas as experiências em assessoria de comunicação, estágio, startup e em jornalismo e serão discutidas também questões relacionadas à pesquisa científica em comunicação, com pesquisas regionais e coberturas feitas por mulheres, oferecendo, desta forma aos alunos, uma discussão que complementa as disciplinas tanto práticas quanto teóricas”, destaca.

A programação do evento contará com apresentação de trabalhos, mesas sobre: “Estágio e prática de assessoria de comunicação em Imperatriz”; “Empreendedorismo na Comunicação: Como transformar sua ideia em startup”, lançamento de livro, mostra de produtos e apresentação dos resultados do Projeto Digitalização dos Jornais de Imperatriz (Fapema/UFMA), a conferência “Os bastidores e a experiência da construção da reportagem para televisão com Francisco José (Globo Nordeste)” e a palestra de encerramento “Cobertura de conflitos na perspectiva das jornalistas brasileiras: o caso de Patrícia Campos Melo (Folha de S. Paulo)”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.