Oportunidade

Prorrogadas as inscrições para Prêmio TOP 100 de Artesanato

A premiação já recebeu mais 2.068 inscrições, com 69 delas do Maranhão.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação / Ascom)

BRASIL – As inscrições para a 4ª edição do Prêmio Top 100 de Artesanato estão prorrogadas até o dia 31 de dezembro para artesãos, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas do setor. Até o dia 15 de dezembro, que seria o último dia de inscrições, a premiação recebeu 2.068 inscrições, com 69 delas de grupos produtivos maranhenses.

As inscrições podem ser realizadas no site do prêmio, onde o candidato deverá preencher o questionário disponível e postar fotos de três produtos confeccionados na unidade de produção, uma foto das embalagens utilizadas e duas fotos do local da produção.

Segundo a organização, a avaliação do prêmio passa por um rigoroso corpo de jurado que leva em consideração requisitos referentes à criação, qualidade, gestão, produção e distribuição.

No total, são 11 critérios em julgamento: política de inovação; qualidade dos produtos; identidade e compromisso cultural; embalagem; condições de trabalho; sustentabilidade ambiental; organização da produção; adequação econômica dos produtos; práticas comerciais; responsabilidade social; planejamento e gestão.

A fase de avaliação e julgamento desta quarta edição do concurso ocorrerá em oito fases e se se estenderá até setembro de 2016. A partir desta data será agendada a entrega do prêmio aos vencedores, que deve ocorrer no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Serão premiadas as 100 unidades mais competitivas do país com o reconhecimento nacional e internacional; certificado; divulgação das melhores práticas, produtos e autores e o direito de usar, por três anos, o Selo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

As peças dos artesãos premiados também serão reunidas em um catálogo comercial que será divulgado entre as principais lojas compradoras de artesanato do Brasil e os vencedores participarão de eventos para promoção comercial nas principais feiras do segmento no país.

O Top 100 foi idealizado pelo Sebrae para valorizar ainda mais o trabalho dos artesãos brasileiros. O Maranhão está no terceiro lugar do ranking nacional com maior número de empresas ou associações de artesãos premiados, que reúne as 100 melhores unidades produtivas de artesanato mais competitivas do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.