Oportunidade

Abertas as inscrições para experiências na Internet do Futuro

Podem participar professores e alunos das áreas de computação e redes de computadores.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Reprodução)

BRASIL – Estão abertas, até o dia o dia 8 deste mês, as inscrições para professores e alunos das áreas de computação e redes de computadores de universidades brasileiras para se candidatarem a participar do ambiente de experimentação Future Internet Brazilian Environment for Experimentation (Fibre).

Para participar, os candidatos deverão escolher um dos três exercícios pré-selecionados do livro Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down executá-los no testbed Fibre, alocando recursos em duas ilhas de experimentação, e editar uma videoaula utilizando a ferramenta de autoria Cacuriá, de criação de objetos de aprendizagem. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de novembro.

Os candidatos selecionados deverão criar exercícios práticos e documentados em formato de videoaulas para o uso em disciplinas de redes de computadores. A longo prazo, o objetivo maior é familiarizar os estudantes e docentes a testbeds e redes programáveis, a fim de incentivar pesquisas em Internet do Futuro, ou seja, em novas arquiteturas de internet alternativas à rede atual.

Resultado de um projeto coordenado entre o Brasil e a União Europeia para Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o Fibre funciona como um laboratório virtual em larga escala, que promove o uso de testes de novas aplicações e modelos de arquitetura de rede, para fomentar ideias sobre a Internet do Futuro.

Com a chamada, a RNP busca incentivar o uso educacional da plataforma, possibilitando que os alunos de computação tenham acesso a um ambiente de experimentação real, em vez de utilizarem simuladores em laboratório.

“Pensamos em criar um repositório de exercícios propostos e resolvidos que funcionem como módulos prontos, que possam ser usados diretamente por professores em suas disciplinas, servindo como base para o desenvolvimento de outros exercícios”, destacou o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas da RNP, Leandro Ciuffo.

Mais informações, veja aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.