Educação

Veja dicas preciosas para Enem e olimpíadas escolares

A "regra de ouro" é ter perseverança e dedicação.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

IMPERATRIZ – Nunca o verbo estudar foi tão conjugado como nesse período pré Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os estudos podem ser para revisão, encerramento de matérias ou para não zerar as provas. Para qualquer situação, especialistas sugerem como regra de ouro que o candidato tenha perseverança e muita dedicação aos estudos.

Os métodos variam de estudante para estudante. Entre as situações comuns estão a necessidade de organização do tempo de estudos e a realização de exercícios para avaliar o nível do aprendizado.

Dentre as opções para estudos estão os tradicionais cursinhos pré-vestibulares, com salas cheias nesse período, o estudo em casa com livros e ajuda da internet e os grupos formados pelos estudantes, como é o caso do Projeto Além do Horizonte.

“Estou no primeiro período do Curso de Medicina na Universidade Federal de Rondônia, onde meus pais e eu moramos. O projeto foi decisivo para mim em 2014, quando prestei vestibular”, revela Gabriel Fonseca que, antes de ser aprovado pela Medicina, era estudante do Ensino Médio do campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Imperatriz.

Estudante do ensino médio integrado do IFMA, Jefferson Georgy já participou do projeto retornou este ano com objetivo de melhorar seu desempenho visando eventos como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Matemática entre outras.

Veja algumas dicas de estudos:

1.Organize seu tempo;

2. Organize suas prioridades e conteúdos para estudar;

3. Procure as melhores fontes teóricas para estudar conversando com professores e amigos sobre livros, sites e mais;

4. Faça muitos exercícios, essencialmente da prova que você fez em edições anteriores;

5. Aprenda a fazer as questões que você errou e acabe com suas dúvidas. Não deixe de adquirir nenhum conhecimento que possa fazer você se arrepender na hora da prova.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.