Fim do prazo!

IFMA: prazo de isenção no seletivo termina nesta sexta

A solicitação pode ser feita no <i>site</i> do IFMA ou presencialmente nos <i>campi.</i>

Divulgação / IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: Reprodução)

MARANHÃO – Encerra-se nesta sexta-feira (28) o prazo para os interessados em participar do Processo Seletivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) solicitarem a isenção da taxa de inscrição. O seletivo é para ingresso nos cursos técnicos de nível médio em 2016.

Segundo o edital, para ter direito à gratuidade, o interessado precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com perfil de renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Para concorrer às vagas de isenção, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico que está disponível no site do IFMA. As inscrições também poderão ser feitas presencialmente nos campi, das 9h às 18h, nos dias úteis. Não será aceita solicitação por meio dos Correios, fax ou e-mail.

O IFMA encaminhará os pedidos de isenção ao órgão gestor do CadÚnico, o qual decidirá sobre a concessão, após conferir as informações cadastradas. Qualquer divergência entre as informações fornecidas pelo candidato e os registros do Cadastro acarretará na negação do pedido de isenção, com possibilidade de eliminação do processo seletivo.

De acordo com o edital, o número de vagas à isenção de taxa no processo seletivo 2016 corresponde a quatro vezes o total de vagas abertas em cada campi do IFMA, por forma de curso técnico de nível médio. O resultado do pedido de isenção será divulgado dia 9 de setembro.

Quem tiver a solicitação indeferida, fará a inscrição com os demais candidatos, no prazo de 10 a 30 de setembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 20. A prova será realizada no dia 29 de novembro.

Neste processo seletivo, o IFMA oferece 4.320 vagas em 31 cursos, distribuídos em 16 cidades: Alcântara, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Barreirinhas, Codó, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca e São Luís.

São oferecidas três formas de cursos técnicos, nos 18 campi. Na forma Integrada, o aluno cursa o ensino médio junto com a habilitação técnica no IFMA. Na Concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e cursa o ensino médio em outra instituição de ensino. Já a forma Subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.