Oportunidade

Programa oferece 100 vagas de intercâmbio para jovens do MA

As inscrições podem ser feitas no site da Secti até o dia 30 de setembro.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

MARANHÃO – Foi lançado, nesta quinta-feira (20), o edital de seleção do Programa Cidadão do Mundo, que oferece 100 vagas de intercâmbio para jovens oriundos da rede pública de ensino do Maranhão. São ofertadas vagas para países cujos idiomas são francês, inglês e espanhol. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação até o dia 30 de setembro.

As bolsas serão pagas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema). O público-alvo é na faixa etária dos 18 aos 24 anos. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ter presença de, pelo menos, 80% nas aulas regulares e sete como nota mínima nas disciplinas já cursadas. Os candidatos podem estar cursando ou já ter concluído o ensino básico.

Em 2016, o Cidadão do Mundo receberá um investimento de R$ 2,6 milhões. Antes de embarcar para outros países, 200 jovens realizarão um curso de imersão de três meses. Após esta etapa, eles serão submetidos a uma prova. Os 100 que obtiverem as melhores notas serão selecionados.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, o Programa permite que as pessoas tenham a possibilidade de percorrer o mundo. “É a chance dada para que os jovens maranhenses tenham um futuro acadêmico e possam ampliar os horizontes. Ao aprender um segundo idioma, os estudantes terão mais oportunidade de entrar em um mestrado, em um doutorado”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.