Seletivo 2016

IFMA lança edital com 4.280 vagas em cursos técnicos

As inscrições vão de 10 a 30 de setembro. A prova está marcada para o dia 29 de novembro.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: Flora Dolores/O Estado)

IMPERATRIZ – O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos em 2016. São oferecidas 4.280 vagas, em 106 cursos, distribuídos em 16 cidades. As inscrições vão de 10 a 30 de setembro. A prova está marcada para o dia 29 de novembro.

Veja o edital aqui.

As vagas são para as cidade de Alcântara, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Barreirinhas, Codó, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.

São oferecidas três formas de cursos técnicos. Na forma Integrada, o aluno cursa o ensino médio junto com a habilitação técnica. Na Concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e cursa o ensino médio em outra instituição de ensino. Já a forma Subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio e pretendem obter uma formação técnica.

Os candidatos que pretendem concorrer às vagas com isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão preencher o formulário eletrônico, que estará disponível no site do IFMA de 17 a 18 de agosto. O procedimento também poderá ser realizado presencialmente nos campi do instituto.

Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos e for membro de família de baixa renda.

Além da isenção de taxas, neste seletivo o IFMA adota o sistema de cotas. Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escolas públicas e 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência.

A prova constará 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, e será realizada no dia 29 de novembro. O conteúdo programático que será cobrado na prova encontra-se disponível no edital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.