Oportunidade

Senai oferece cursos gratuitos para deficientes físicos

As inscrições proseguirão até dia 20 deste mês no Senai, no bairro Nova Imperatriz.

Geovana Frasão/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Reprodução / Internet )

IMPERATRIZ – Há 400 vagas de emprego para deficientes físicos e, pelo menos, 900 pessoas com deficiência já estão inseridas no mercado de trabalho em Imperatriz, segundo dados da Delegacia Regional do Trabalho.

De acordo com o auditor fiscal do trabalho Samuel Ricardo, o grande número de vagas abertas para essa mão-de obra se deve a dois fatores: primeiro ao fato de que o deficiente teme perder o benefício que recebe da previdência social; outro motivo é que as empresas só preenchem as vagas destinadas para deficientes quando são advertidos pela fiscalização do Ministério do Trabalho.

De olho nessa parcela da população, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai abrir duas turmas de cursos voltados para pessoas com deficiência, de acordo o gerente da entidade, Juarez Sanches. Segundo ele, a falta de qualificação dificulta a entrada de qualquer trabalhador no mercado de trabalho, e que devido a grande procura por cursos serão oferecidas 50 vagas distribuídas nas áreas de auxiliar de administração e operador de informática.

Os cursos são gratuitos e têm 160 horas de duração. As inscrições podem ser feitas até dia 20 deste mês, na sede do Senai em Imperatriz, localizada na avenida da Juventude, s/n, bairro Nova Imperatriz, em horário comercial.

Lei de Cotas

O acesso do deficiente físico ao mercado de trabalho é garantido pela Lei 8.213/91, a chamada Lei de Cotas, que obriga empresas que possuam entre 100 e 200 funcionários a ter no quadro o equivalente a 2% de pessoas com deficiências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.