Enem

Saiba como participar da consulta pública sobre o Enem

A consulta pública objetiva fazer do Enem um processo digital.

Divulgação/ EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
 Para acessar a página, basta informar o CPF. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
Para acessar a página, basta informar o CPF. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

BRASIL - O Ministério da Educação abriu, nesta semana, uma consulta pública para ouvir da população sugestões a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio. Qualquer cidadão pode, até o dia 17 de março, acessar o site específico para a consulta e enviar ideias para melhorar a qualidade do exame, assim como opinar sobre a ampliação do banco de itens e a segurança do exame.

A consulta pública é parte dos planos para tornar a aplicação do Enem um processo digital. Assim que assumiu a pasta de Educação, o ministro Cid Gomes falou sobre a intenção de realizar estas mudanças, para simplificar a logística e reduzir custos. Gomes afirmou que a proposta seria debatida com técnicos, acadêmicos e com a sociedade, para, depois, ser apresentada à presidenta Dilma Rousseff.

Confira baixo o passo a passo para participar:

Interessados devem acessar o site da Consulta Pública sobre o Enem Digital e entrar no ambiente colaborativo utilizando o número de CPF. Não é necessário enviar mais dados.

O próximo passo é responder às perguntas da consulta pública. São três:

- Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do ENEM?

- Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?

- Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

 O indivíduo deve responder a três perguntas. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
O indivíduo deve responder a três perguntas. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

Na mesma tela, é possível ainda anexar arquivos, que podem ser exemplos (em texto, imagem, áudio ou vídeo) para as sugestões dadas. O envio de anexos é opcional. Depois disso, basta enviar sua colaboração.

 Se necessário, é possivel anexar arquivos. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
Se necessário, é possivel anexar arquivos. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram da última edição do exame, em 2014. As provas foram aplicadas em cerca de 1,7 mil cidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.