Desenvolvimento Agrário

Pronatec Campo oferece mais de 40 mil vagas em todo o país

Do total, 4.485 vagas são destinadas aos cursos de Agroecologia e Produção Orgânica.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação/ Nardele Oliveira)

BRASIL – Fortalecer as capacidades produtivas e gerenciais no campo, este é o principal objetivo do Pronatec Campo que, neste segundo semestre, oferece 40.934 vagas para 130 cursos de educação profissional e tecnológica.

Do total, 4.485 vagas são destinadas aos cursos de Agroecologia e Produção Orgânica. As inscrições já estão abertas, e os interessados devem se informar sobre os cursos ofertados e como fazer o cadastro na delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) dos Estados.

As delegacias fazem a pré-matrícula. Os alunos terão até sete dias para ir à instituição de ensino e confirmar a matrícula. O prazo de inscrição depende de cada curso. Caso sobrem vagas, será aberta inscrição online, e qualquer pessoa poderá se cadastrar pelo portal do Pronatec do MEC.

O público-alvo são agricultores e agricultoras familiares, jovens, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária. A metodologia do Programa intercala um período de convivência na sala de aula e outro no campo.

Alguns dos cursos disponíveis para este semestre são: horticultor orgânico; agricultor familiar; auxiliar de agropecuária; avicultor; agricultor orgânico; fruticultor; operador de computador; bovinocultor de leite; preparador de doces e conservas; entre outros.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) do governo federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.