Previdência Social

INSS realiza mutirões em agências do Nordeste que não têm perícia médica

Objetivo é dar oportunidade aos segurados que ainda não fizeram ou agendaram a perícia de revisão, para que não percam o benefício.
Imirante.com, com informações da Assessoria22/11/2021 às 10h26

CARUTAPERA - O INSS realiza, nos próximos dias, mutirões de Perícia Médica em quatro cidades da região Nordeste, a fim de facilitar a realização da perícia de revisão do Benefício por Incapacidade (PRBI), determinada por lei e necessária para evitar que os segurados percam o benefício.

As agências da previdência social, nas quais ocorrerá a ação são: Carutapera (MA), Santana do Ipanema, Girau do Ponciano e Palmeiras dos Índios (AL), Pau dos Ferros, em Mossoró (RN), e Itabaiana, (SE). Essas ações estão sendo coordenadas pela Superintendência Regional do INSS no Nordeste.

Os segurados estão sendo convocados via ligação telefônica da Central 135. É preciso ficar atento caso o cidadão resida em uma dessas localidades e possua benefício por incapacidade temporária mantido sem perícia por período superior a seis meses, e que não possuam data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional por meio do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI).

A ação é resultado da parceria entre o INSS e a Perícia Médica Federal (Ministério do Trabalho e Previdência).

Datas

Agência Carutapera (MA): 6 de dezembro

Veja a lista com os nomes dos segurados que precisam agendar a perícia de revisão:

Arte: Reprodução.
Arte: Reprodução.

Na data agendada para a realização da perícia, deverão ser apresentados os documentos pessoais, além de toda a documentação médica que o segurado disponha, tais como laudos com CID, atestados, receitas e exames recentes.

Se não receber a ligação do INSS, mas estiver na lista de segurados que precisam fazer a revisão, basta agendar perícia médica pelo telefone 135, por meio do qual vai ser possível também confirmar a necessidade de realização do agendamento. A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

No mês de julho, cerca de 173 mil beneficiários foram convocados através de cartas para o endereço que consta no cadastro do segurado. Já em setembro, o INSS convocou, pelo Diário Oficial da União, 95 mil segurados remanescentes que ainda não haviam agendado a perícia. E atualmente cerca de 85 mil pessoas ainda não agendaram a perícia.

Vale destacar que os segurados que ainda não agendaram poderão ter seu benefício suspenso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.