Midia_LAB Digital

NAVE oferece atendimento gratuito a educadores da rede pública

Programa de educação disponibiliza, pela plataforma Midia_LAB Digital, tutoriais, vídeos e exemplos práticos, para apoiar nos desafios da educação no contexto da aprendizagem remota e híbrida.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07

O Núcleo Avançado em Educação (NAVE), programa do instituto Oi Futuro, lançou, na última segunda-feira (15), a plataforma Midia_LAB Digital, voltada para a formação de professores e de gestores para o ensino remoto e híbrido.

Na plataforma, educadores da rede pública podem receber mentorias online gratuitas, com atendimento individual e personalizado, para criarem suas aulas no ambiente digital e planejarem o ensino híbrido. O Midia_LAB Digital pode ser acessado no link: http://bit.ly/midialabdigital

Educadores das redes públicas de ensino médio de todo o Brasil podem se inscrever no site até dia 21 de junho para as mentorias, que serão customizadas de acordo com a necessidade de cada participante. Os atendimentos vão acontecer ao longo do mês de julho. Cada educador terá dois encontros de 40 minutos com mentores do NAVE.

“O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde desenvolvemos soluções customizáveis para toda a rede pública. Neste cenário da pandemia, é nosso compromisso compartilhar as experiências do programa para apoiar educadores nos desafios da aprendizagem em mídias digitais” diz Carla Uller, gerente executiva de Educação, Comunicação e Inovação Social do Oi Futuro.

“São tutoriais criados de educador para educador, com recursos simples, acessíveis e gratuitos, para produzir com agilidade conteúdos de qualidade e que engajem os alunos”, completa.

Criado a partir da experiência de educadores do programa NAVE, a plataforma Midia_LAB Digital apresenta tutoriais, vídeos e exemplos reais de soluções para adaptar conteúdos para os meios digitais. O diferencial da plataforma é trazer cases que mostram como outros educadores utilizaram na prática as ferramentas disponíveis para interagir com os alunos e mediar os processos de ensino e aprendizagem remoto.

O conteúdo do site é agrupado em quatro trilhas formativas:

• Videoaulas: Como planejar, produzir e publicar videoaulas de forma simples e atrativa;

• Ferramentas Google: Como estruturar sua sala de aula virtual, ministrar aulas ao vivo, realizar reuniões virtuais, preparar avaliações digitais, criar playlists com conteúdos diversificados e construir documentos compartilhados;

• Podcasts: Como desenvolver roteiro e estruturar conteúdo para podcasts. Como utilizar ferramentas gratuitas e simples para produção e edição de áudio;

• Interatividade: Como criar atividades interativas síncronas ou assíncronas com a turma, estruturar atividades colaborativas, selecionar ferramentas para dinâmicas de interação e abordagens ativas, fomentar a curiosidade e a criatividade com jogos simples.

Com 14 anos de atuação, o NAVE é um programa de inovação em Educação criado pelo Oi Futuro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, na modalidade ensino médio integrado ao profissional, com foco nas economias criativa e digital.

Instaladas no Rio e em Recife, as escolas do programa funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas para escolas de todo o país por meio de publicações digitais distribuídas gratuitamente e da formação de mais de 1.000 educadores das redes públicas de 53 municípios do Rio de Janeiro e Pernambuco em cursos sobre uso pedagógico de tecnologias, robótica educacional e midiaeducação.

O Midia_Lab é o laboratório criativo de experimentações em cultura digital do NAVE, presente fisicamente nas duas escolas, com parceria técnica da Baluarte Cultura.

educaçaõ

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.