Oportunidade

Novo prazo para se escrever no Prêmio Fapema 2017

Ao todo são 11 categorias totalizando 52 vencedores, incluindo, em algumas categorias, prêmio também aos orientadores.

Imirante.com, com informações da Fapema.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22

SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapema - 2017, que teve um novo prazo para aqueles que não conseguiram se escrever e desejam concorrer ao prêmio. O edital fica aberto até o dia 02 de outubro no site da Fapema.

A edição deste ano homenageia o político e jornalista Neiva Moreira pelo seu centenário. Entre as novidades do prêmio estão as categorias Popvídeo Ciências e Periódicos Científico que


O Popvídeo, voltado para estudantes do Ensino Médio, técnico ou graduação, tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento científico produzido no estado sob o formato de vídeo incentivando a popularização da ciência. O prêmio Periódico Científico será concedido ao periódico com maior pontuação vinculado a Instituto de Ensino Superior (IES) ou pesquisa do Maranhão com classificação qualis CAPES igual ou maior que B2. Ao todo são 11 categorias totalizando 52 vencedores, incluindo, em algumas categorias, prêmio também aos orientadores.

“A proposta do prêmio, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), é incentivar a produção científica e tecnológica no Maranhão, por meio do reconhecimento de ações de estudantes, pesquisadores e inventores que tiveram atuação de destaque no estado”, declara o diretor presidente da Fundação, Alex Oliveira.

O reconhecimento vai desde a pesquisadores juniores – destinado aos estudantes do ensino médio ou técnico de instituições sediadas no estado do Maranhão, que estejam envolvidos em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor pesquisador; até pesquisadores seniores, concedido ao trabalho com maior pontuação produzido por pesquisadores doutores.

O prêmio também valoriza o saber popular. A categoria Desenvolvimento Humano premiará iniciativas da sociedade, cujos atores desenvolvam conhecimentos não acadêmicos e assistemáticos, pautados pela experiência cotidiana. Nesta categoria, podem se inscrever pessoas de todas as áreas profissionais ou mesmo os chamados mestres dos saberes populares.

Estudantes podem concorrer ao prêmio na categoria Tese de Doutorado com trabalhos concluídos entre julho de 2016 e junho de 2017, em Programas de Pós-Graduação de IES e/ou Pesquisa, reconhecidos pelo MEC/CAPES, sediadas no Maranhão.

Sobre o prêmio

O Prêmio Fapema Neiva Moreira 2017 será atribuído às categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Periódico Científico, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial Fapema.

Os valores das 52 premiações variam de R$ 1.250 a R$ 10 mil. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão ainda o troféu oficial do concurso e certificado. Pesquisadores que forem indicados como finalistas e não premiados receberão certificado de Menção Honrosa. “A exemplo do ano passado, repetiremos a homenagem aos finalistas. Serão três finalistas por categoria agraciados com menção honrosa e um deles, que será divulgado somente no dia da entrega do prêmio, receberá um prêmio em dinheiro”, contou Alex Oliveira. A entrega do prêmio acontecerá dia 06 de dezembro, no Teatro Arthur Azevedo.

Homenagem

Desde o ano passado o prêmio, que chega a sua 13ª edição, tem como tema uma personalidade maranhense que contribuiu para produção do conhecimento, para a formação de pessoas e para o Estado. Em 2016, o prêmio homenageou a médica Maria Aragão. “Era uma dívida da ciência com Maria Aragão que nunca tinha tido uma homenagem vinda do sistema de ciência e tecnologia na envergadura que foi ter um Prêmio Fapema inteiramente dedicado a ela”, observou o diretor presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.