Ensino superior

Capes lança edital de pós-graduação para estrangeiros

Programa é destinados a estudantes de 60 países em desenvolvimento.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Serão concedidas até cem bolsas pelo programa <I>stricto sensu</I>.
Serão concedidas até cem bolsas pelo programa <I>stricto sensu</I>. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta sexta-feira (7), o edital referente à seleção de candidaturas para o Programa de Pós-Graduação (PEC-PG).

O objetivo do programa é formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.

Há 60 países que têm convênio com o Brasil, entre eles África do Sul, Botsuana, Tunísia, Argentina e Cuba. A lista completa está no edital.

Serão concedidas até cem bolsas em instituições de ensino superior brasileiras públicas ou privadas, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Os selecionados têm até 25 de novembro para realizar a inscrição e enviar a documentação exigida. O resultado está previsto para ser divulgado até 31 de dezembro e as atividades iniciadas a partir de fevereiro de 2017.

Benefícios

Os candidatos selecionados recebem bolsa de doutorado, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.