Enem 2016

Inep lança manual de redação para os candidatos do Enem 2016

Cartilha explica os critérios utilizados nas correções das provas.
Portal Brasil07/10/2016 às 18h45

BRASÍLIA - Estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado nos dias 5 e 6 de novembro, já podem ter acesso a Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016. Objetivo é tornar clara a forma como a redação da prova é avaliada e orientar os estudantes.

A cartilha, que pode ser acessada na íntegra pelo site do Inep, traz todas as competências avaliadas e explica os critérios utilizados nas correções. O documento mostra, também, algumas redações selecionadas que tiveram pontuação máxima (1.000 pontos) nas edições do Enem de 2013, 2014 e 2015, com comentários e explicações baseados nas exigências relacionadas às cinco competências. São elas:

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.