Oportunidades

Programa de líderes na Espanha abre seleção de bolsistas

Universitários podem apresentar candidaturas até 16 de junho.

Imirante.com, com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32

BRASÍLIA - Prossegue, até o dia 16 de junho, o período de inscrições para candidaturas a bolsas de estudo para a 7ª edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, promovido pela Fundação Botín, da Espanha. O programa é aberto a postulações apresentadas por universidades da comunidade ibero-americana de nações.

Para participar, o candidato deve ter entre 19 e 23 anos, e ser universitário de qualquer país latino-americano, de todas as áreas de conhecimento. É requisito que tenha cursado mais da metade da graduação em 30 de setembro de 2016, no entanto sem ter finalizado o curso.

O alto desempenho acadêmico e o domínio da língua inglesa são fundamentais na seleção, e as candidaturas devem apresentar carta de recomendação assinada pelo reitor da instituição. Ainda sobre o perfil dos candidatos, privilegia-se a experiência e participação em associações estudantis, políticas e sociais voltadas ao desenvolvimento da sociedade por meio de políticas públicas, assim como a realização de atividades profissionais em instituições públicas.

Com início programado para o próximo dia 14 de outubro, na sede da Fundação Botín em Madri (Espanha), o curso finalizará em 30 de novembro no Brasil, com atividade na Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Fundação Botín cobrirá despesas de viagem, manutenção do bolsista, traslados dentro do programa, alojamento, seguro médico e docência. A organização do programa ficará responsável pela contratação de todos os detalhes logísticos, mas os alunos não receberão qualquer quantia em dinheiro. A bolsa também não abrange os custos com visto ou deslocamento dos alunos entre sua casa e o aeroporto de saída e chegada ao país de origem.

Com o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos devem reunir documentação (obrigatória e complementar), dentre as quais a carta de recomendação do reitor. Para os candidatos do IFMA, as cartas deverão ser enviadas para assinatura, devidamente preenchidas pelos candidatos, ao correio eletrônico da Assessoria de Relações Internacionais (arint@ifma.edu.br).

Todas as candidaturas serão analisadas por um comitê de seleção composto por membros indicados pela Fundação Botín. A divulgação da lista de selecionados é programada para 19 de julho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.