Oportunidades

Inscrições para projeto Eleitor Mirim terminam nesta sexta

Eleitor Mirim é dirigido aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Imirante.com, com informações da Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32

BRASÍLIA - Termina, nesta sexta-feira (20), o prazo de inscrições para o Eleitor Mirim da Câmara dos Deputados. Promovido pelo Plenarinho - site da Casa destinado ao público infanto-juvenil - o projeto está na quarta edição e ocorre sempre em ano eleitoral. Eleitor Mirim é feito em parceria com escolas, dirigido aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo professor, que deve enviar para a Câmara - eleitormirim@camara.leg.br - um texto com o tema Por que é importante participar do programa Eleitor Mirim 2016?. A equipe do Plenarinho escolherá as cinco melhores redações.

A partir daí, os professores selecionados devem trabalhar com os alunos os temas da Cartilha da Democracia, disponível no site do Plenarinho, e as crianças e adolescentes devem criar um personagem-candidato e a plataforma política que vão defender. Os ilustradores do Plenarinho desenharão cada um dos personagens-candidatos, e criarão, também para cada um, a plataforma virtual.

Durante todo o mês de outubro, os cinco candidatos receberão os votos de estudantes que quiserem participar. O eleito será o porta-voz do Plenarinho durante dois anos.

Cartilha

No site www.plenarinho.leg.br, é possível acessar a Cartilha da Democracia e, mesmo que a escola não participe da eleição do personagem-candidato, o professor pode trabalhar o tema com o suporte da cartilha. De modo divertido, a cartilha auxilia o professor a abordar diversos aspectos do processo eleitoral, como democracia, voto, representatividade e oligarquia. Ela, também, traz dicas de atividades para que crianças e adolescentes possam vivenciar esses conceitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.