Curso

Processo seletivo: IFMA seleciona tradutores e intérpretes de Libras

As inscrições ficam abertas no período de 11 a 20 de março.

Divulgação/IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
As inscrições serão realizadas pela <i>internet</i>.
As inscrições serão realizadas pela <i>internet</i>. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O campus São Luís – Monte Castelo está com inscrições abertas, de 11 a 20 de março de 2016, para a seleção simplificada de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras/Língua Portuguesa), para atuação nos cursos oferecidos na unidade de ensino.

De acordo com o Edital n° 3, o processo seletivo contemplará o total de 15 vagas para um regime de trabalho de 40 horas semanais, sendo uma vaga destinada a candidatos com deficiência, três para negros e 11 destinadas à ampla concorrência. Para concorrer, os candidatos devem ter Ensino Médio completo, além de comprovada formação em Libras, por meio de cursos de diferentes modalidades.

As inscrições serão realizadas pela internet, devendo a documentação especificada no edital ser entregue em envelope lacrado, no Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Especiais (Napnes), campus Monte Castelo. O valor da taxa de inscrição é R$ 80, e a seleção constará de prova prática e análise de títulos. Na prova prática, marcada para o período de 28 a 30 de março, uma banca examinadora avaliará a competência e habilidade do candidato no domínio e fluência em Libras.

Segundo o Edital n° 3, a contratação dos profissionais selecionados será por tempo determinado, para o período de um ano, sendo admitida a prorrogação até o limite de cinco anos de atividades. O vencimento básico será de R$ 2.175, além de auxílio para alimentação e transporte

Os profissionais selecionados atuarão no atendimento aos alunos com surdez que se comunicam por meio de Libras, nas atividades didático-pedagógicas e culturais, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares, bem como outras necessidades que requeiram a mediação de tradutor e intérprete de Libras, profissão regulamentada pela Lei n° 12.319/10.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.