Oportunidades

Editais Ibram: inscrições vão até 29 de fevereiro

As inscrições foram abertas para dois editais; saiba mais.

Divulgação/MinC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35

BRASÍLIA - Até o dia 29 de fevereiro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recebe inscrições para dois editais: Modernização de Museus e Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus. Os interessados em participar devem ficar atentos ao objeto de cada chamamento, que é diferente nos dois certames.

O edital de Modernização de Museus é voltado para projetos que se destinem a ações em unidades museológicas, compreendendo, entre outras, ações e estudos estratégicos para modernização da Instituição; ampliação do acesso, educação e formação de público; serviços para preservação e conservação de acervos; capacitação de funcionários; aquisições de material permanente e equipamentos para manutenção das ações/programações culturais etc.

O edital de Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus é voltado para Estados ou municípios que possuem duas ou mais instituições museais. Os projetos devem abranger ações de implementação, promoção da criação e a articulação de sistemas federais, estaduais e municipais de museus, bem como seu intercâmbio e integração ao Sistema Brasileiro de Museus; promoção e articulação entre as instituições museológicas; projetos que estimulem a participação e a inserção de comunidades populares e tradicionais, de acordo com suas especificidades; programas e projetos para incentivo à formação, à atualização e à valorização dos profissionais de instituições museológicas e gestores para atividades específicas no campo cultural com atuação na área museal; projetos de divulgação de padrões e procedimentos técnico-científicos que orientem as atividades desenvolvidas nas instituições museológicas; programas e projetos de incremento e qualificação profissional de equipes que atuem em instituições museológicas; ações de monitoramento do Plano Nacional Setorial de Museus; e aquisições de material permanente e equipamentos para estruturação ou modernização do Sistema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.