E Cultural

Inscrições abertas para Seminário de Formação Artística

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 30.

Divulgação/Ancine

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

BRASÍLIA - Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural, que será realizado de 1º a 3 de dezembro, em Brasília (DF). O objetivo do evento é impulsionar a construção de uma política nacional voltada à formação em arte e cultura. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até 30 de novembro, por meio de ficha disponível nesta página.

O seminário será realizado na Funarte Brasília e na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello - Clube do Choro e terá a participação de gestores públicos, profissionais de cultura e educação, artistas, mestres de culturas populares e representantes de movimentos sociais. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Um dos principais temas do seminário será a constituição de uma ampla rede de formação artística e cultural, capaz de articular tanto a rede formal de ensino quanto as diversas escolas livres de arte de todo o Brasil. O intuito é, a partir dessa rede, ampliar a qualidade e o acesso aos cursos.

A rede formal de ensino estará presente no seminário por meio de representantes de escolas técnicas, escolas de arte, universidades e institutos federais. Foram convidadas mais de 400 instituições, além de secretários de Educação e Cultura de todo País.

Política Nacional de Formação Artística e Cultural

Durante o seminário, será redigida, colaborativamente, a "Carta de Brasília", que norteará as diretrizes de construção da Política Nacional de Formação Artística e Cultural. A carta se somará às propostas que vêm sendo recolhidas nas rodas de conversa promovidas pela Sefac com as escolas, artistas e gestores.

A construção da Política Nacional das Artes (PNA) também terá destaque no Seminário, sendo tema do primeiro debate previsto na programação, contando com a participação do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco, e dos articuladores do PNA.

Também estarão na pauta do seminário a infraestrutura das escolas, a renumeração dos professores, o reconhecimento dos saberes artísticos e culturais populares, o papel dos agentes culturais e a necessidade de criação da Bolsa-Artista, a exemplo da Bolsa-Atleta, que já vem obtendo consideráveis avanços na área dos esportes.

Durante o evento, serão anunciadas, também, as Praças CEUs beneficiadas com os recursos para mobilização social com foco na formação artística e cultural, uma parceria entre a Sefac e a Diretoria de Infraestrutura Cultural (Dinc) do MinC.

Atrações culturais

Aproveitando a presença das escolas de arte, o seminário será palco de várias atrações culturais, como Antônio Nóbrega, a Orquestra Sanfônica de Palmas e o grupo Os Cabinha, banda de lata da Fundação Casa Grande, localizada em Nova Olinda, na região do Cariri, no Ceará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.