Vagas de Reposição

Profissionais ainda podem ser inscrever no "Mais Médicos"

Podem participar recém-formados com diploma obtido em 2015.

Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - Profissionais com interesse em atuar na Atenção Básica têm no "Mais Médicos" uma oportunidade de qualificação e experiência. Com o lançamento do edital de reposição no início deste mês, o programa está ofertando vagas desocupadas, e os interessados podem se inscrever até o próximo domingo (18).

Podem participar desta etapa, entre outros, médicos recém-formados que obtiveram o diploma neste primeiro semestre de 2015 e possuem registro em conselho regional. Os candidatos devem se inscrever na seleção por meio do site, preenchendo o cadastro e apresentando a documentação exigida.

Os profissionais deverão optar, no ato na inscrição, pela modalidade de participação desejada: receber pontuação adicional de 10% nas provas de residência, atuando na unidade básica por no mínimo 12 meses; ou permanecer no município por até três anos e receber auxílios moradia e alimentação custeados pelas prefeituras.

Após realizarem inscrição, os profissionais deverão indicar, a partir do dia 20, até quatro cidades de diferentes perfis onde desejam atuar conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrerão somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios. Quem não conseguir alocação terá acesso às vagas remanescentes em outra oportunidade, a ser ofertada em novembro.

Cronograma dos médicos

Para a classificação na concorrência das vagas foram estabelecidas as mesmas regras adotadas nos editais anteriores, nesta ordem: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; ter experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ou ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena -, do VER-SUS, do ProUni ou do Fies. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento, e ter maior idade.

Não poderão ingressar neste edital candidatos que participaram das chamadas anteriores do "Mais Médicos" e que tenham sido desligados por descumprimento de normas do Programa. Caso as vagas não sejam preenchidas será cumprida a ordem de chamamento prevista em lei. O edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros. Por fim, havendo ainda vagas, serão chamados médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde. A previsão é que os primeiros profissionais brasileiros selecionados nesta etapa iniciem as atividades no início de novembro. Como os editais de reposição são trimestrais, o próximo está previsto para janeiro de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.