Vagas

Inscrições para o LabicBR podem ser feitas até 3 de agosto

As dez iniciativas selecionadas serão divulgadas no dia 18 do próximo mês.

Divulgação/ MinC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

BRASÍLIA - Autores de projetos que apostam na participação ativa dos cidadãos na transformação da sociedade têm até 3 de agosto para se inscreverem no edital de Inovação Cidadã lançado pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). As dez iniciativas selecionadas serão divulgadas no dia 18 do próximo mês e desenvolvidas durante o Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã Brasil (LablCBr), evento que ocorrerá de 15 a 29 de novembro no Rio de Janeiro. Os interessados podem se inscrever no link: http://www.ciudadania20.org/pt-pt/labicbr/.

Na edição carioca do LablC, os autores dos projetos terão a oportunidade de realizar protótipos de suas criações, com a participação de 90 colaboradores e apoio de três mentores especializados e mediadores convidados. A convocatória para escolher os colaboradores se dará de 19 de agosto a 13 de setembro e a publicação dos selecionados, em 21 de setembro.

O MinC desenvolve, desde 2012, a ação #RedeLabs, que está relacionada à Meta 43 do Plano Nacional de Cultura (PNC) - 100% das Unidades da Federação com um núcleo de produção digital audiovisual e um núcleo de arte, tecnologia e inovação. A iniciativa tem por objetivo integrar os diversos projetos que envolvem espaços de inovação, experimentação e formação no âmbito das políticas públicas de cultura, chamados de laboratórios. Pontos de Cultura, Núcleos de Produção Digital (NPDs), Laboratórios de Arte e Cultura Digital, os LabCEUs, assim como as Incubadoras Brasil Criativo fazem parte desta articulação em rede.

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella, destaca a sinergia que o LabIC tem com as políticas da pasta. "Entendemos o LabIC como parte de um processo de incentivo à inovação e a experimentação no campo da cultura. Queremos constituir uma plataforma em condições de viabilizar arranjos de sustentabilidade para essas iniciativas, e o evento no Rio de Janeiro é uma ótima oportunidade para mapear as iniciativas no âmbito da Ibero-America", assinala Varella.

O Ministério da Cultura disponibilizará a plataforma CulturaDigital.br (plataforma pública de blogs) para que todas as iniciativas inscritas na convocatória LabIC.br criem páginas de apresentação de seus projetos, que passam a dialogar diretamente com as demais iniciativas do MinC em laboratórios.

O conceito de inovação cidadã diz respeito ao maior envolvimento de cada um em ações que modifiquem a realidade e ajudem a se alcançar maior inclusão social. As tecnologias digitais desempenham um papel importante para disseminar esses projetos e facilitam a participação de coletivos por meio de práticas colaborativas, trabalhos em rede e transferência de conhecimento.

Os laboratórios cidadãos, parte essencial do modelo, funcionam como espaços de apoio a pessoas com diferentes graus de informação que se reúnem para desenvolver projetos em conjunto. O workshop no Rio de Janeiro tem o objetivo de, em 15 dias, explorar formas de potencializar a inovação cidadã nos territórios ibero-americanos. O primeiro Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LabIC) foi realizado em dezembro de 2014, em Veracruz, no México, em paralelo à Cúpula Ibero-Americana de Chefas e Chefes de Estado e de Governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.