Fies

MEC prorroga prazo de inscrição para instituições no Fies

O prazo anterior para as inscrições das instituições de ensino era 17 de julho.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Reprodução)

SÃO PAULO - O Ministério da Educação prorrogou para 21 de julho o prazo para as mantenedoras de instituições de educação superior inscreverem-se no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2015.

A mudança de cronograma consta em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira. O prazo anterior para as inscrições das instituições de ensino era 17 de julho. O MEC já havia publicado recentemente uma portaria com novas regras do programa. Uma das novidades é a utilização da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação dos candidatos ao benefício.

"Encerrado o período de inscrição, os estudantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram", diz o texto. No caso de notas idênticas, o desempate será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios: maior nota na redação; maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além disso, conforme já havia sido anunciado, os juros do financiamento passaram de 3,4% ao ano para 6,5%. De acordo com o MEC, serão ofertadas 61.500 matrículas, que somadas às do primeiro semestre alcançam a quantia de 314 mil, número aquém das expectativas e que representa menos da metade do que foi oferecido no ano de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.