Ensino superior

Universidade portuguesa recebe inscrições de brasileiros

A instituição abriu seleção na última sexta-feira (8) e oferece 260 vagas.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS - Os brasileiros interessados em estudar fora do país já podem candidatar-se a uma vaga na Universidade do Algarve, em Portugal. A instituição abriu seleção na última sexta-feira (8) e oferece 260 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de maio.

Os estudantes não precisam fazer prova para ingressar na Universidade. É necessário apenas apresentar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com um mínimo de 500 pontos na redação e, pelo menos, 475 pontos em cada uma das provas objetivas.

Na primeira fase de seleção, no mês de março, 60 candidatos que fizeram o Enem inscreveram-se para estudar na Universidade. Foram admitidos 48. Haverá, ainda, uma terceira fase de inscrições, de 2 a 17 de julho.

A instituição aceita candidaturas para cursos de licenciatura e mestrado integrados, no ano letivo de 2015–2016, de estudantes brasileiros que tenham realizado o Enem em 2012, 2013 e 2014. As vagas são para formação em artes, comunicação e patrimônio, ciências sociais e da educação, ciências e tecnologias da saúde, ciências da terra, do mar e do ambiente, economia, gestão e turismo, engenharias e tecnologias. A universidade conta com três unidades na cidade de Faro e uma em Portimão.

Os aprovados com melhor classificação pagarão mil euros (R$ 3.431,70, em cotação de quinta-feira, 7) por ano, conforme vagas previstas para cada curso. Os diplomas são reconhecidos em todos os países da União Europeia, o que habilita o aluno a fazer pós-graduação em outras universidades da Europa.

Desde o ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem acordo firmado com universidades portuguesas (Coimbra e Algarve) para aproveitamento dos resultados do exame brasileiro para ingresso de estudantes.

Mais informações sobre as vagas disponíveis na página da universidade na internet dedicada a estudantes internacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.