Cultura

Prorrogado prazo do Edital Cultura/2014

Imirante com informações de assessoria27/09/2013 às 15h13

SÃO LUÍS - Foi prorrogado para o dia 4 de novembro o prazo de inscrição para a seleção nacional de propostas das atividades culturais nos jogos da Copa do Mundo de 2014. O Concurso Cultura/2014 do Ministério da Cultura (Minc) foi apresentado, em São Luís, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, e, contou com uma oficina de orientação a produtores culturais, gestores e grupos culturais pelo MinC - Regional Nordeste. Maiores informações, inclusive com algumas alterações feitas no edital, podem ser obtidas no site www.cultura.gov.br.

A finalidade do projeto é exibir a produção artística e a riqueza cultural do Brasil no período dos jogos da Copa, garantindo a participação, inclusão e a promoção da cultura brasileira nos grandes eventos nacionais e internacionais. O concurso é dividido em quatro eixos, nos quais os artistas interessados devem procurar inscrever seus projetos: Brasil das Artes (dança, música, circo, teatro, literatura, artes visuais), Brasil Diverso (manifestações tradicionais, cultura viva, patrimônio), Brasil Criativo (arquitetura, moda, artesanato, design, gastronomia), Brasil Audiovisual (audiovisual).

Premiação

O valor dos prêmios a serem pagos varia entre R$ 60 mil e R$ 250 mil por trabalho artístico a ser apresentado nas 12 cidades sedes dos jogos de 2014. Cada manifestação da cultura poderá inscrever de até 27 trabalhos, de acordo com a categoria determinada. A Dança, por exemplo, poderá ter 21 trabalhos, Manifestações Tradicionais 27, Cultura Viva 12 trabalhos, Patrimônio 21, Arquitetura, Moda 1 trabalho cada, Audiovisual 12 trabalhos.

Cada grupo ou artista selecionado deverá indicar a cidade brasileira que deseja apresentar sua arte. Entretanto, para a cultura popular, no Eixo Brasil Diverso (manifestações tradicionais, cultura viva, patrimônio), por determinação do regulamento do concurso, selecionados do Maranhão e Amazonas só poderão apresentar na cidade de Belo Horizonte (MG).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.