Premiação

Prêmio oferece R$ 200 mil para melhor projeto na área de saúde

13ª edição do Prêmio Péter Murányi vai escolher pesquisa de saúde mais impactante.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

BRASÍLIA - Um trabalho na área de saúde capaz de impactar a população de países em desenvolvimento. Esse é o desafio lançado pela 13ª edição do Prêmio Péter Murányi, que anualmente contempla projetos em diferentes áreas, como saúde, alimentação, educação e desenvolvimento científico e tecnológico. O vencedor receberá R$ 200 mil em 2014.

Rosana de Lima Paoli, pesquisadora do Instituto Butantã, foi uma das vencedoras na última edição do prêmio na área de saúde, em 2010. "O reconhecimento e satisfação profissionais foram os maiores retornos do prêmio", diz. Rosana trabalhou com uma equipe de cientistas do Instituto no desenvolvimento de uma vacina contra a raiva. Atualmente ela faz parte de outra equipe do Butantã que estuda vacinas para diversos tipos de gripe.

Em 2002, o vencedor foi o médico Sérgio Henrique Ferreira. O pesquisador, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, liderou uma pesquisa sobre o veneno da jararaca que resultou na criação de um medicamento para hipertensão. "Foi o reconhecimento de um trabalho de importância internacional e que possibilitou um medicamento usado por mais de quatro milhões de pessoas", diz. "Infelizmente, esse tipo de coisa ainda não é muito frequente no Brasil."

Qualquer pessoa física, jurídica ou entidade particular ou pública de qualquer parte do mundo pode concorrer ao prêmio. A Fundação Péter Murányi envia mais de dois mil convites todos os anos às universidades, institutos, fundações de apoio à pesquisa e outras entidades ligadas à área de premiação. As instituições que se interessam respondem por escrito e integram o Colégio Indicador, no qual cada participante pode enviar dois trabalhos científicos na área da saúde até o dia 30 de setembro de 2013.

O comitê de jurados escolherá o trabalho mais inovador, com maior aplicabilidade prática e que contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, região do globo onde se encontram a maior parte das nações em desenvolvimento. Outras informações podem ser encontradas no site da fundação: http://www.fundacaopetermuranyi.org.br/.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Péter Murányi, gerido pela Fundação de nome homônimo, tem o objetivo de premiar pessoas físicas ou jurídicas, entidades públicas ou privadas, de qualquer parte do mundo, que se destaquem por suas descobertas inovadoras e práticas focadas no desenvolvimento e no bem-estar social das populações em desenvolvimento. O prêmio é concedido anualmente e de modo alternado para pesquisadores atuantes em quatro áreas: educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.