Oportunidade

Balsas abre seletivo para o Programa Brasil Alfabetizado

Os currículos podem ser entregues até o dia 20 de janeiro.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(USP Imagens)

BALSAS – A Secretaria Municipal de Educação de Balsas abriu seleção para o Programa Brasil Alfabetizado. A seleção ocorrerá através de uma única fase de análise de currículos, que podem ser entregues até o dia 20 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Educação, localizada na rua Benedito Leite, no Centro.

Serão selecionados sete alfabetizadores-coordenadores, conforme as turmas formadas, e 50 alfabetizadores, conforme a necessidade mediante a formação de turmas. As bolsas concedidas pelo Programa Brasil Alfabetizado variam entre R$ 400 e R$ 750 dependendo da quantidade de turmas ativas e do local de atuação.

Os profissionais interessados deverão apresentar currículo, declaração de comprovação de experiência anterior na educação de jovens e adultos, cópia do diploma ou histórico escolar de formação, cópia de certificados de cursos de formação na área de educação, declaração que não recebe nenhuma bolsa do governo federal. Também deverão ser entregues fotocópias dos documentos de identidade, CPF, comprovante de endereço;

O Programa Brasil Alfabetizado atende jovens maiores de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados. Em Balsas, o curso de alfabetização terá duração de oito meses e carga horária 320 horas-aulas, sendo dez horas semanais.

Os alfabetizadores selecionados deverão mobilizar os alfabetizandos e formar as turmas. O número de alfabetizandos, em cada turma de alfabetização, deverá, nas áreas rurais, o mínimo de sete e máximo de 25 alfabetizandos por turma. Nas áreas urbanas, mínimo de 14 e o máximo de 25 alfabetizandos por turma.

As turmas de alfabetização deverão funcionar em espaços ou locais de uso público, garantindo-se as condições de infraestrutura necessárias para seu funcionamento. Só será admitida a abertura de nova turma em local e horário em que já existam turmas em funcionamento, quando estas não comportarem todos os novos alunos.

O Programa Brasil Alfabetizado é uma parceria da Prefeitura de Balsas com o Ministério da Educação. O Programa é destinado à alfabetização de jovens, adultos e idosos. No ano de 2015/2016, serão atendidos 703 alfabetizandos, os quais serão divididos em 50 turmas, sendo 37 na zona urbana e 13 zona rural do município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.